30/03/2013 às 13h27min - Atualizada em 30/03/2013 às 13h27min

Procissão do fogaréu é realizada no Araguaia relembrando a prisão de Jesus Cristo

Olhar Direto
André Luís - Tv Serra Azul

A procissão do fogaréu, um tradição milenar, foi reintroduzida na programação da semana santa de Barra do Garças, no Vale do Araguaia, na qual soldados do Exército Brasileiro percorreram pela cidade com tochas acesas relembrando o momento que os guardas romanos saem à procura de Jesus Cristo para prendê-lo.

Essa procissão é realizada em várias cidades brasileiras exemplo Teresina, no Piauí, há 50 anos; e representada em Pirenópolis, Goiás Velho e em Goiânia. No Araguaia, ela uniu na noite de ontem as cidades de Aragarças onde começou a caminhada dos soldados, depois passou pelo Pontal do Araguaia e finalizou em Barra do Garças. A procissão percorreu o centro da Barra até a escadaria da fé e se encerrou no Porto do Baé onde teve a encenação da Paixão de Cristo na concha acústica.

Os soldados do Exército foram cedidos pelo comando do 58° Bimtz Sentinela do Araguaia. O prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias, disse que o desafio é aumentar o número de fieis nas atividades da semana santa que lembram a morte de Jesus Cristo para tirar os pecados da humanidade. “A prefeitura pretende incentivar essa programação ao lado da igreja católica e oferecer estrutura na recepção dos turistas”, frisou Beto destacando que a cidade tem potencial para desenvolver o turismo religioso como em Trindade-GO e Aparecida-SP.

A programação inclui ainda a romaria no alto da Serra Azul onde milhares de pessoas sobem ao mirante do Cristo para agradecer a Deus e pagar alguma promessa. As 18 horas, tem a procissão do Senhor Morto, e depois a procissão dos barquinhos. Hoje acontece a segunda noite da encenação da Paixão de Cristo no Porto do Baé. No sábado a banda Resgate com músicas religiosas e um show com artistas locais a partir das 20 horas. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.4%
17.7%
75.2%