Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/03/2018 às 08h33min - Atualizada em 18/03/2018 às 08h33min

Guardiões da Terra realizam assembléia e posse da diretoria em Barra do Garças

Essa ong acompanhou de perto a implantação do parque da Serra Azul em 1994 e presta um relevante serviço à sociedade organizada de Barra do Garças e região. Veja como foi a assembléia que foi realizada no dia 10/3

Da Redação Araguaia Notícia / Assessoria
Araguaia Notícia
A Sociedade Eco-Étno-Sociocultural-Educacional Guardiões da Terra (Sociedade Guardiões da Terra), reuniu em Assembleia Geral Extraordinária com os Membros Associados Efetivos e Simpatizantes no dia 10/3 na sede da entidade, localizada à Rua 15 -  Manoel Oleiro, 93/A, Jardim Piracema em Barra do Garças-MT. Conforme Edital de Convocação da Diretoria Executiva para Prestação de Contas da Diretoria Executiva da Entidade, Alteração Estatutária da Sociedade Guardiões da Terra e Eleição e Posse para os cargos eletivos da Sociedade Guardiões da Terra em cumprimento as normas previstas no disposto no artigo 19 a 25 do Estatuto da Sociedade Guardiões da Terra e no presente Edital de Convocação.

O Prof. Edístio Alves Moreira Filho, ex-presidente da entidade lembrou que “a Sociedade Guardiões da Terra foi criada em 12 de outubro de 1988, tornando-se uma entidade atuante na Organização da Sociedade civil no Araguaia e no Centro-Oeste brasileiro, tendo criado dentre outras, a Rede Araguaia de ONGs/RAEONGSTUR e a União das Entidades Mato-grossenses de Cultura e Meio Ambiente/UNIECMA. Também para o então fundador e ex-presidente da Fundação Centro-Oeste, atual Sociedade Guardiões da Terra, Ciro Gomes de Freitas, a Organização foi parceira da sociedade civil e do governo através do Centro Etno-Ecológico do Vale do Araguaia/CELVA e da Fundação Municipal de Cultura, Meio Ambiente e Turismo de Barra do Garças/FUNDADOR, presidida por Florisvaldo Flores Lopes, na criação do Parque Estadual da Serra Azul/PESA, em 1994, nas gestões do saudoso Prefeito Municipal de Barra do Garças Wilmar Peres de Farias e de Dante de Oliveira, Governador do Estado de Mato Grosso”, finaliza.

A ex-vice-presidente da Organização, Janaina Gomes de Brito, Doutora em Meio Ambiente, registrou que “a Sociedade Guardiões da Terra foi a primeira instituição a atuar em gestão compartilhada com a FEMA/MT, atual SEMA, no Parque Estadual da Serra Azul, tendo o ambientalista e historiógrafo Ciro Gomes de Freitas, atuado como primeiro Diretor daquela unidade de Conservação, no período entre 1997 a 2001, em cuja gestão foi realizada a implantação propriamente dita do Parque Estadual da Serra Azul”, completa.

Para Ricardo Miranda de Matos, eleito presidente do Conselho Deliberativo “uma sociedade só se desenvolve efetivamente ao empregar, em conjunto com seus cidadãos, políticas públicas em prol da sociedade como um todo”. Arnaldo Silva, eleito Terceiro Membro Efetivo do Conselho Fiscal, declarou que “um povo somente consegue estabelecer seus direitos e deveres cidadãos, através da organização da Sociedade Civil e do efetivo controle social”.

A presidente reeleita Maria Oneide Marques de Carvalho relatou que “é importante a realização das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias para fazer a prestação de contas à sociedade e que nesse segundo mandato tem muitos projetos ambientais e socioculturais para a entidade”, conclui.

A professora de Artes Integradas Célia Cristina da Silveira, eleita Vice-Presidente da organização, relata que “a sociedade civil organizada tem muito a contribuir na construção de políticas públicas e no controle social em todas as instâncias de governo e, a Sociedade Guardiões da Terra tem três décadas atuando nesses setores. ”

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »