Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/03/2018 às 06h42min - Atualizada em 13/03/2018 às 06h42min

Vereadores lançam projeto 'Vizinhos de Olho' em Barra do Garças

A idéia é compartilhar informações sobre a movimentação no bairro e com isso evitar que furtos aconteçam no setor. O projeto terá início pelo bairro Recanto das Acácias.

Konrad Felipe / Assessoria CMBG
Araguaia Notícia
Na manhã de sábado (10/3) a Câmara de Barra do Garças lançou o projeto sentinela de vigilância comunitária no bairro Recanto das Acácias. O lançamento aconteceu na primeira edição do “Câmara em Ação” e contou com a presença dos vereadores Miguelão (PSB), Dr. Neto (PSB), Alex Matos (PRB) e Dr. Cleber (DEM).

A iniciativa, tem o objetivo de estabelecer uma parceria entre a sociedade civil, associação de moradores e a polícia militar, no que se refere ao compartilhamento de informações sobre movimentação suspeita, que possa contribuir com a investigação de delitos ocorridos no bairro.

“Só depende dos moradores de cada bairro esse projeto acontecer. A iniciativa consiste na formação de um grupo de moradores onde um vizinho cuida do outro. O cadastro funciona da seguinte forma, o morador que quiser participar entra em contato com o presidente da associação de bairro e ele faz um cadastro do morador e entrega o adesivo que será colocado em cada residência participante, e a partir de alguma movimentação atípica no bairro, o morador alerta o grupo que alerta a polícia”, explica o vereador, Dr. Cleber.  

O presidente da Câmara, vereador Miguelão, afirmou que o projeto deve entrar em pauta nas próximas sessões e crê que a iniciativa irá melhorar a segurança nos bairros. “O compartilhamento de informações poderá contribuir com a segurança pública do município. Vamos levar o “Câmara em Ação” para todos os bairros e em breve teremos uma cidade inteira compartilhando informações, aumentando a segurança de todos”.

O vereador Dr. Neto ressaltou que após a aprovação do projeto, o Executivo precisa regulamentá-lo o mais rápido possível. “O projeto é muito bom, isso vai diminuir muito os roubos nos bairros. Vamos continuar essa caminhada e levar para todos os bairros da cidade, dando mais segurança para a nossa população”.

 

 

 

A adesão ao sentinela de vigilância comunitária, será voluntária e por tempo ilimitado. O vereador Alex Matos comentou sobre a importância do projeto. “Basicamente é estimular a vizinhança a se comunicarem quanto a presença de estranhos perambulando pelas ruas do bairro, uns comunicarem aos outros que se ausentarão por mais tempo de casa e que se notarem algo diferente nesse tempo que acionem a polícia. É o presidente de bairro que vai atuar na atenção e no cadastro de novos moradores que chegam para o bairro. Quantas vezes ouvimos relatos de roubos em que param caminhão na frente de residências e levam tudo, e os vizinhos pensam que é mudança pois não sabem que aquele morador está viajando. A ideia é ótima e levaremos a todos os bairros de Barra do Garças.

A próxima edição do evento acontecerá no bairro São José.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »