01/03/2018 às 23h20min - Atualizada em 01/03/2018 às 23h20min

Investigadora de Barra do Garças participa na Inglaterra de fórum sobre enfrentamento à violência contra mulher

Assessoria / PJC - MT
Araguaia Notícia
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Embaixada Britânica em Brasília e o Instituto Avon se reuniram em uma missão especial: levar para Londres, na Inglaterra, as representantes das experiências selecionadas pelo Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra a mulher.

A investigadora de polícia Andréa Cristiane Guirra, presidente da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia foi uma das convidadas para trocar experiências com a polícia de Londres entre os dias 17 e 24 de fevereiro.

A semana de intercâmbio, coordenada pelo Fórum de Segurança Pública e organizada pela psicóloga do FBSP e pela professora da Universidade de Bradford, Fiona Macaulay, incluiu visitas à New Scotland Yard, oportunidade em que os participantes conheceram e trocaram experiências com a Polícia Metropolitana de Londres na investigação, prevenção e repressão a crimes como estupro, violência doméstica, abuso sexual, exploração sexual de crianças. 

O encontro contou também com a presença da Polícia Federal na Embaixada Brasileira em Londres, proporcionando conversas com importantes pesquisadores da área de violência doméstica, violência sexual e polícia em três universidades: London Metropolitan University, London School of Economics e University College London.

As experiências brasileiras foram apresentadas na London School of Economics, pela equipe investigadora Andréa Guirra, major Denice Santiado, delegada Eugência Villa, sargento Djair Rosário e cabo Cirqueira.

“Foram muitas trocas e posso dizer que a polícia londrina ficou impressionada com as boas práticas brasileiras. Fiquei orgulhosa desse grupo e feliz pelo reconhecimento que tiveram das pessoas que estavam ali: estudantes, pesquisadores e também um policial aposentado da Metropolitan Police”, recordou Andréa.

Para a presidente da Rede de Frente, conhecer o trabalho da New Scotland Yard, que está entre as melhores polícias do mundo, ao lado de professores e pesquisadores que tratam da violência contra a mulher e assuntos afins foi uma experiência única.

“A semana foi intensa, contribuindo muito para minha vida como pessoa e como profissional. Volto transformada! Convivi com pessoas maravilhosas, que lutam diariamente pelo fim da violência, mesmo com todos os problemas. Entendi e aprendi um pouco como trabalham policiais que vivem outra realidade, mas que encontram desafios, assim como nós”, destacou.

Selo FBSP

No dia 8 de março do ano passado, a Rede de Enfrentamento recebeu o Selo FBSP de Práticas Inovadores em 2017. A entrega do prêmio foi realizada em uma cerimônia, no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo (SP).

O convite para trocar experiências com a Polícia de Londres aconteceu durante um workshop especial para policiais e guardas municipais, promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com apoio da Embaixada Britânica. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »