Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/03/2018 às 06h51min - Atualizada em 01/03/2018 às 06h51min

Em ação preventiva a desastres naturais, Barra do Garças recebe cartão da Defesa Civil

Secom - BG
Araguaia Notícia
O prefeito Roberto Farias assinou o recebimento do Cartão de pagamento de Defesa Civil para Barra do Garças, “É uma segurança em forma de precaução que representa um avanço importante para o município, pela primeira vez com essa cartão que poderá ser utilizado em catástrofes naturais como incêndios, desmoronamentos, inundações e outras situações que podem afetar a população do município na necessidade de ser decretada emergência, foi uma luta junto a Defesa Civil de Mato Grosso”, disse Beto.

O Coordenador da Defesa Civil Municipal Paulo Henrique explicou que o cartão de débito poderá ser utilizado para apoio à famílias vítimas de desastres naturais, “esperamos que nunca seja preciso usar, mas sendo necessário servirá para o acolhimento em situação de emergência, aquisição de colchões, lonas, cestas básicas e água para os afetados, entre outras”.

Barra do Garças não estava inserido no sistema e roram várias etapas iniciando pela orientação, treinamento e capacitação, ao todo são 450 voluntários formados prontos para atuar na defesa Civil em Barra do Garças, a preparação aconteceu através de parceria com a defesa Civil Estadual.

Cartão

O Cartão de Pagamento de Defesa Civil /CPDC é um meio de pagamento que não altera os momentos de execução da despesa (inserção na Lei Orçamentária do ano em curso, empenho, liquidação e pagamento), nem exime o beneficiário do dever de prestar contas.

É o meio exclusivo para a execução dos recursos de resposta. Sem a adesão ao CPDC, mesmo reconhecido, o ente não estará apto para o recebimento de recursos federais para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Por isso, a adesão ao CPDC deve ser prévia ao desastre, configurando, assim, uma ação preventiva e consciente dos dirigentes estaduais e municipais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »