Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/02/2018 às 13h28min - Atualizada em 27/02/2018 às 13h28min

Jovem trabalhador se emociona ao voltar a enxergar

Com a perda da visão, o pai de família de 33 anos parou de trabalhar e passou a depender da ajuda das pessoas

Eliana Bess | Gcom - MT
Araguaia Notícia
“A sensação de não enxergar é muito ruim. A claridade dá até tontura quando a gente volta a ver”, explicou Rosinei Santos, que já passou pela situação. Ela reviveu o sentimento nesta segunda-feira (26.02) ao acompanhar seu irmão Neidil da Silva, 33 anos, que há quatro meses perdeu a  visão por conta da catarata. Apesar de não estar na faixa etária dos atendimentos da Caravana, ele conseguiu a regularização para fazer o procedimento.

Após operar de um dos olhos, o esquerdo (o direito será na quinta-feira , 28.02) o desejo de Neidil era um só. “Voltar para casa, abraçar meus filhos e minha esposa e ver a feição deles porque eu não via mais nada, apenas vulto”, disse sem esconder as lágrimas nos olhos e lendo a receita do médico, provando que está enxergando.

Tratorista em fazendas, Neidil começou a apresentar dificuldade na visão há  cerda de um ano, mas o caso se agravou nos últimos quatro meses, quando teve que abandonar o trabalho porque não enxergava mais. Desde então, dependia dos cuidados pessoais da esposa e da ajuda de conhecidos e familiares para manter o sustento da casa.

Não poder trabalhar tem sido igualmente frustrante para ele. “Sempre trabalhei. Tenho minha família, não sei nem o que dizer. Estou dependo da ajuda dos outros”, desabafou em poucas palavras antes da cirurgia.



Mas a situação começa a se resolver agora. Com a cirurgia de um olho vieram os primeiros sinais de melhora. Neidil já consegue ver as irmãs que o acompanhavam. “É muito bom saber que existe lugares onde a gente pode buscar tratamento. Estou feliz por ele, que tem família, filhos. Todos os que o ajudam  não tem uma situação financeira de grande porte, fazem com dificuldades. Ele é um jovem muito trabalhador e está vivendo momentos de muita tristeza, não pode dar as coisas para os filhos. Foi assim agora no início das aulas. Fico feliz por não precisar mais depender dos outros, é uma vitória. Só temos que agradecer por essa iniciativa da Caravana”, afirma uma das irmãs.

De Poconé

Neidil é morador do município de Poconé, que não faz parte dos municípios atendidos pela 12ª Caravana da Transformação. Mas ao saber que Cáceres sediaria o evento, não pensou muito e tratou de correr em busca de uma oportunidade.  “Passei muito tempo consultando pra lá e pra cá, fiz diversos exames até com cardiologista e sem resultado. A Caravana foi uma esperança”, explicou ele.

Superando as dificuldades, conseguiu chegar em Cáceres com o apoio da irmã, que disponibilizou o carro de um vizinho e foi dirigindo.



“Não são apenas os pacientes que ganham com o resultado. É muito gratificante para quem ajuda. É indiscutível essa recompensa de não deixa-los tão dependente de alguém”, destacou Sílvia Fernandes Cardoso, servidora da Secretaria de Saúde de Figueirópolis D”Oeste, que se emocionou ao ver não apenas Neidil, mas o morador da sua cidade, José Leocárdio, 79 anos, reconhecê-la. O idoso não enxergava dos dois olhos. Sem um familiar para acompanhá-lo na cirurgia, foi Silvia quem se responsabilizou pelos cuidados, dando a ele a chance de melhorar a visão.

“Quando ele saiu da cirurgia eu o chamei e ele sorriu para mim e perguntou se não era ilusão da cabeça dele, se de fato estava enxergando mesmo. Foi muito lindo”, declarou Sílvia.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90