Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/02/2018 às 11h13min - Atualizada em 27/02/2018 às 11h13min

Barra do Garças e Pontal do Araguaia recebem projeto de combate ao câncer

Atendimentos em Barra do Garças serão nos dias 2 e 3 na Policlinica do Santo Antônio

Secom - BG
Araguaia Notícia
Entre os dias 1º a 03 de março, o projeto Entre Laços e Abraços estará em Barra do Garças e de Pontal do Araguaia realizando atendimento médico em oncologia gratuito e palestras sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. As atividades são coordenadas pelo cirurgião oncologista Eduardo Marques e contam com o apoio das prefeituras e secretarias municipais de saúde e parceiros locais do projeto.

Serão realizados atendimentos para todos os tipos de câncer e diversos procedimentos, como consultas médicas com o especialista em oncologia, pequenas cirurgias e exames preventivos e de diagnóstico. No dia 1º de março, a população de Pontal do Araguaia será atendida no Centro de Referência Municipal e, em Barra do Garças, nos dias 02 e 03, na Policlínica do Bairro Santo Antônio.

As consultas, exames de Papanicolau (para prevenção do câncer de colo de útero) e de próstata estão sendo agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada município. As palestras, também ministradas pelo coordenador do Entre Laços e Abraços, tem maior foco nos profissionais de saúde, mas serão abertas à toda a comunidade. No dia 1º, às 19h30, será realizada no auditório da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia e no dia 02, no mesmo horário, a capacitação será no Anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças.

O PROJETO

O projeto Entre Laços e Abraços foi criado em Abril de 2015 com o objetivo de desenvolver ações para a prevenção e o tratamento do câncer. Desde então, o fundador e coordenador do projeto, Dr. Eduardo Marques Lima, que atua como médico e cirurgião oncologista tem visitado comunidades e municípios carentes de atendimento especializado e de acesso à informação relacionada à doença, que uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Cada ação do projeto é realizada por uma equipe multiprofissional com experiência em oncologia e conta com o apoio técnico de profissionais da saúde dos municípios por onde passa. A iniciativa não tem vínculo com nenhum órgão público e cada ação desenvolvida conta com a colaboração de parceiros locais, leilões beneficentes, laboratórios clínicos e algumas doações.

COMO SURGIU O PROJETO

“Eu atuava em outra área da medicina e me especializei em oncologia depois de perder alguns parentes que foram diagnosticados com câncer e não tiveram um atendimento especializado. Me apaixonei por essa área e não me vejo fazendo outra coisa. Quero seguir minha carreira e dar o máximo do meu conhecimento para trazer esperança para quem passa por uma situação semelhante. Com o projeto Entre Laços e Abraços eu pretendo deixar um legado, quero mudar a realidade atual e mostrar que é possível dar uma chance de cura às pessoas por meio de um trabalho mais próximo da população. A ideia é sair do consultório e levar atendimento aos bairros e cidades com um sistema de saúde precário e sem um médico especialista. Acredito que a medicina passa a fazer diferença quando os profissionais saem da zona de conforto e passam a atender quem realmente precisa, quem está na periferia, nas comunidades mais afastadas e que não têm acesso à um especialista”, revela Eduardo Marques, idealizador do projeto.

O oncologista ainda fala sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “A prevenção é o melhor remédio no combate do câncer e o quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são chances de cura do paciente, por isso é tão importante conscientizar a comunidade e dar uma oportunidade de atendimento. Se a doença for detectada de forma precoce, o tratamento pode ser mais brando e as possibilidades de cura aumentam significativamente”.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90