03/02/2018 às 11h12min - Atualizada em 03/02/2018 às 11h12min

Mulheres de Barra do Garças e Pontal vão ter patrulha 'Mulher Protegida' contra maridos valentões

A patrulha foi criada semelhante a patrulha Maria da Penha que tem no Paraná e a idéia é proteger as mulheres vítimas de agressões

Assessoria / 5° CR PM - MT
Araguaia Notícia
Foi concluído na sexta-feira (02/02) a capacitação para os policiais militares do 5º Comando Regional em Barra do Garças para a efetivação da Patrulha Rede de Frente-Mulher Protegida que tem como objetivo a redução dos índices de violência doméstica contra a mulher e de implementar a política de proteção às vítimas, visando a promoção da justiça e da equidade social.

A capacitação ocorreu durante toda esta semana no auditório do 2º Batalhão de Polícia Militar, com palestrantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e do Judiciário a cerca da violência doméstica, Lei Maria da Penha, medidas protetivas entre outros conceitos fundamentais.

Barra do Garças e Pontal do Araguaia serão as primeiras cidades de Mato Grosso a contarem com a Patrulha Rede de Frente Mulher Protegida Como funciona - A ação da “Patrulha Rede de Frente – Mulher Protegida” inicia quando a vítima solicita as medidas protetivas, ainda na delegacia. Nesse momento, ela é informada a respeito da possibilidade de ser acompanhada pela patrulha e questionada sobre o interesse de participar do programa. Diante de uma resposta positiva, após o deferimento das medidas protetivas pelo Poder Judiciário, a Polícia Militar será acionada e fará uma visita ao agressor, para explicar sobre o funcionamento e restrições das medidas.

Os policiais também visitarão a vítima para esclarecer o teor das medidas, o funcionamento do programa e fazer a avaliação de risco, que determinará a frequência das visitas realizadas pela patrulha. Além disso, será disponibilizado à vítima um número de telefone para falar diretamente com os militares quando estiver diante de algum risco ou ameaça. O contato entre a mulher e a força policial será direto e regular, com objetivo de proporcionar mais segurança a ela.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.4%
5.3%
18.0%
75.3%