Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/01/2018 às 19h17min - Atualizada em 30/01/2018 às 19h17min

Prelazia faz carta para Comunidade Indígena

Laura Ferreira | Agência da Noticia

A prelazia de São Félix do Araguaia fez uma carta para comunidade indígena de Santa Terezinha como forma de solidariedade com os parentes e toda tribo. Na carta o desejo é de muita força e coragem para enfrentarem o luto, e que a justiça seja a forma de consolo e motivação neste momento.

O professor Marco Antônio Gallo relata na carta uma das experiências mais lindas de sua vida que foi vivenciada em 2016 ao lado de Daniel. Ressalta também o amor que o indígena tinha pela comunidade, pelo seu povo e que hoje fica para todos como forma de lembrança sua alegria e compromisso.

 A carta é finalizada com o desejo de justiça para alcançar a paz e coragem principalmente para o Filho de Daniel que foi aluno de Marco Antônio, onde ele também se coloca à disposição do povo indígena de Santa Terezinha e reafirma o compromisso da igreja com os mais simples dessa terra.

Confira a carta na integra

 
Marco Antonio Gallo - Prelazia de São Félix do Araguaia 


Queridos irmãos e companheiros indígenas, em primeiro lugar quero desejar muita força e muita coragem para o enfrentamento do luto. Não é fácil aceitar a perda de um ente querido, sobretudo quando está ligada a uma situação de violência como essa.
Desejo profundamente que a justiça seja nosso consolo, e que a esperança a nossa motivação. 
No ano de 2016 vivi ao lado de Daniel uma das mais lindas experiências da minha vida; Educar na comunidade indígena hawalorá, na ocasião Daniel assim como os demais professores foram grandes amigos... me lembro muito bem de um dia em que cheguei na sala e dei bom Dia, Daniel pegando em meu ombro disse: professor, VAMOS começar pelo awire , depois aos poucos vamos te ensinar nossa língua... pois precisamos valorizar o nosso mundo, aquelas palavras me tiraram a paz pois me ensinaram que não há nada mais belo do que aquilo que somos ! 

Explícito esse fato para reafirmar como testemunha de que Daniel era apaixonado por sua cultura e por seu povo, mas infelizmente ele se foi , vítima da desigualdade produtora de uma brutal violência, mas deixou para nós sua alegria e seu compromisso com a vida do povo indígena...

Perder Daniel significa que estamos perdendo muito... E que precisamos frear essa realidade de violência contra o ser humano é de modo especial contra os povos tradicionais.

Queremos justiça, para alcançar a paz!
Desejo a família, especialmente a seu filho que foi meu aluno, dedicado e inteligente como o pai, muita coragem para enfrentar o sofrimento dessa triste despedida, me coloco novamente a serviço e disposição do nosso amado povo indígena de Santa Terezinha reafirmando o compromisso de nossa igreja com os mais simples desta terra.


Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90