Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/11/2017 às 19h38min - Atualizada em 29/11/2017 às 19h38min

ANP realiza pesquisa de jazidas de petróleo e gás na região Araguaia

Eldorado.FM
Agência Nacional do Petróleo (ANP) está conduzindo uma pesquisa sísmica na Bacia Sedimentar dos Parecis, que se localiza nos estados do Mato Grosso e Rondônia. A pesquisa abrange 56 municípios dos dois estados.De acordo com informações repassadas a reportagem do site www.eldorado.fm, uma equipe da empresa Global Serviços Geofísicos Ltda, contratada pela ANP, está na região Araguaia e irá realizar a pesquisa nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Querência, Água Boa e Campinápolis. São aproximadamente dez caminhões que vibram o solo e percorrem cerca de 20 quilômetros por dia.

A pesquisa sísmica da ANP tem por objetivo aumentar o conhecimento geológico e sobre o potencial petrolífero da Bacia dos Parecis, que possui indícios da ocorrência de petróleo e gás natural, mas que ainda não possui campos produtores.

A pesquisa sísmica utiliza caminhões vibradores que emitem vibrações (ondas sonoras) em pontos pré-determinados ao longo das rodovias e estradas. Essas ondas atravessam as rochas que ocorrem embaixo da terra, são refletidas e retornam para a superfície, onde são registradas em equipamentos específicos.

A partir do tempo de viagem das ondas sonoras e posterior tratamento dos dados, são geradas imagens do subsolo. Nessas imagens é possível identificar e rastrear as camadas rochosas que ocorrem embaixo da terra. A pesquisa possibilita avaliar se a configuração é adequada para a geração e acumulação de petróleo ou de gás natural.

Os dados adquiridos serão inteiramente públicos e, após a conclusão do projeto, estarão disponíveis para consulta no BDEP (Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP).

De acordo com a ANP, o estudo é regional e pesquisas mais detalhadas são necessárias para identificar possíveis acumulações de petróleo, pois a sísmica é um método indireto de investigação. Somente com a perfuração de poços é que se pode comprovar a presença de petróleo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »