Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/11/2017 às 22h34min - Atualizada em 27/11/2017 às 22h34min

Baliza sediou fórum regional de turismo do Vale do Araguaia

O coordenador de Turismo Cláudio Vieira representou o prefeito José Elias no evento que discutiu os eixos de investimentos necessários para desenvolver o turismo na região do Vale do Araguaia, do lado goiano.

Assessoria / Prefeitura Aragarças
Araguaia Notícia
Com o objetivo de discutir o plano de Ação da Rede de Cooperação do Território, o Fórum Regional de Turismo do Vale do Araguaia (FORETUR), teve sua segunda reunião, realizada no Clube Dona Simiana, no centro da cidade de Baliza, no dia 24 de novembro, com a presença da prefeita Fernanda Nolasco, a anfitriã, Secretária Municipal de Turismo Daniela Maia, vereadores, secretários, servidores municipais, membros do COMTUR, Goiás Turismo, SEBRAE e representantes do turismo das cidades de Aragarças, Baliza, Britânia e Montes Claros de Goiás.

Na abertura a presidenta do Fórum, Cleuza Assunção, fez um resumo da primeira reunião realizada na cidade de Britânia em setembro deste ano, com a participação dos municípios pertencentes à região turística do Vale do Araguaia, da Goiás Turismo com o turismólogo, Luciano Guimarães e da consultara nacional do SEBRAE, Karina Zapata,  que na oportunidade elaborou juntamente com os participantes do Fórum , varias ações divididas em cinco eixos temáticos.

O principal objetivo desta segunda reunião foi justamente extrair pelo menos uma ação de cada eixo temático para ser executada até o final de 2018 nos município pertencentes ao Fórum Regional. Para auxiliar nesta deliberação, os participantes do Fórum tiveram a grata satisfação de receber a colaboração da consultora do SEBRAE, Juliana Carvalho, que foi a responsável pelo diagnostico turístico da região Vale do Araguaia.

Após a palestra da consultara do SEBRAE , Juliana Carvalho, os grupos foram divididos para definirem e apresentarem as propostas das ação por eixo, ficando assim definidas:

Eixo Econômico: Elaborar o roteiro turístico para o Vale do Araguaia;
Eixo Cultural: Desenvolver o Festival Gastronômico do Vale do Araguaia;
Eixo Ambiental: Criar uma Cartilha Araguaia de Conscientização Ambiental;
Eixo Fomento: Criação de um website para a região do Vale do Araguaia;

Em seguida o representante da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, compartilhou sua experiência com o programa de regionalização do turismo, proporcionando uma apresentação com o tema,  Turismo – “O Negócio da Felicidade” como política pública e privada.  

“O Fórum, nesta segunda reunião, abordou vários assuntos em prol do turismo e desenvolvimento econômico da região do Vale do Araguaia. Com isso, disponibilizamos a troca de informações e experiências para o setor turístico das nossas cidades” destacou Cleuza Assunção, Presidente do FORETUR e Secretária da SETUR de Britânia, enfatizando as parcerias para a resolução de pendências ainda vivenciadas no turismo da região.

O prefeito de Aragarças, José Elias, fez questão de enviar uma delegação composta pelo coordenador de turismo, Claudio Vieira, que é o relações públicas do Fórum Regional de Turismo do Vale do Araguaia, acompanhado de representantes dos guias de turismo e receptivos regionais: Antônio Carlos, Sebastião Araújo, Durval Ferreira, Jean Carlo, Sergio, Osmair Farias, Danilo, André dos Caiaques e Ralph Reis.

Após o almoço os participantes da segunda reunião do Fórum Regional de Turismo do Vale do Araguaia, foram convidados pela Secretária Municipal de Turismo, Daniela Maia, para visitar o principal atrativo turístico de Baliza, o Salto do Paraguassú, uma linda cachoeira com 95 metros de queda d’agua.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »