Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/11/2017 às 07h38min - Atualizada em 02/11/2017 às 07h38min

Mais de 10 mil pessoas devem visitar cemitérios de Barra do Garças nesse Dia de Finados

Francis Amorim
Rdnews
Mulher limpando o túmulo do ex-governador Wilmar Peres de Farias
Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os dois cemitérios de Barra do Garças, nesta quinta (2), quando se comemora o Dia de Finados. A projeção é da secretaria de Urbanismo, responsável pela manutenção dos locais. Além dos cemitérios públicos, a cidade conta também com um particular.

Segundo o secretário Lúcio Violin, desde o início da semana equipes foram deslocadas para os cemitérios do Centro e do Jardim Nova Barra para o trabalho de limpeza e preparação para a visitação, que ocorre durante todo o dia. Lixo e entulhos que acumulam com a visita diária foram recolhidos pelo maquinário da pasta.

Além dos serviços de manutenção realizados pela prefeitura, parentes de pessoas sepultadas também colaboraram com a limpeza dos túmulos. Nesta quarta (1º), centenas de pessoas estavam nos dois cemitérios preparando os jazigos para a visita.

“Aqueles que não podem vir contratam pessoas para realizar a limpeza dos túmulos dos entes queridos. Todo ano recebemos várias pessoas, que na véspera do feriado se preocupam com aquele parente que já não está entre nós”, afirma o administrador do cemitério central, Valdivino Botinha.

Como o acesso aos dois cemitérios públicos é livre, a expectativa do administrador é que a visitação comece nas primeiras horas do dia, quando as pessoas escolhem até para fugir do forte calor do período da tarde. “A movimentação é grande durante todo o dia, contudo, na parte da manhã costuma ser maior justamente para fugir do sol", diz Botinho, projetando 6 mil pessoas nesta quinta.

Filhos ilustres

Por ser o cemitério mais antigo, o campo santo do Centro abriga jazigos de pessoas ilustres de Barra do Garças. Estão sepultados no local o ex-deputado Heronides Araújo, autor da lei que emancipou o município; o primeiro prefeito da cidade, Antônio Paulo da Costa Bilego; o ex-deputado estadual Sebastião Alves Júnior; o ex-deputado e presidente da Assembleia Roberto Cruz; o ex-governador Wilmar Peres de Farias; e o ex-senador, ex-deputado, ex-prefeito e ex-vereador Valdon Varjão.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »