Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/10/2017 às 06h57min - Atualizada em 30/10/2017 às 06h57min

Animais morrem após lagoas secarem na Ilha do Bananal

Araguaia Notícia
G1 TO
A seca prolongada na região da Ilha do Bananal, sudoeste do Tocantins, já causou a morte de dezenas de jacarés. Uma força-tarefa foi montada para resgatar os jacarés que estão em lagoas que secaram e tentam sobreviver aglomerados em poças de lama. Segundo informa o G1, a travessia para a ilha está sendo feita de carro depois que rios da região secaram.

O resgato dos animais está sendo feito por membros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Ibama), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde a última quinta-feira (26).

A publicação revela que além cabeças de gado criadas por indígenas da região também estão ficando atoladas nos lagos que secaram. "Chegando aqui em um lago, onde a gente já tinha feito um reconhecimento da área, mas infelizmente não podíamos fazer nada. Olha que cena mais cruel de se ver. Olha isso um bezerro atolado junto com um bando de jacarés dentro da lama", diz um brigadista em um vídeo que circula nas redes sociais.

O Ibama afirmou que a situação existe na região, mas está mais intensa neste ano devido à seca prolongada. Os jacarés são capturados com ajuda de um cambão, uma haste com um laço na ponta. Também foi preciso amarrar a boca, as patas e o rabo dos animais.

A seca na bacia do rio Araguaia tem causado grandes consequências na Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Como refere o G1, esse é o terceiro ano consecutivo de estiagem severa no Tocantins. Na capital, foram quase cinco meses, 140 dias, sem chuva. Onze cidades estão em situação de emergência e 27 em alerta, por causa da falta d'água.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »