Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/10/2017 às 07h44min - Atualizada em 20/10/2017 às 07h44min

Internauta posta vídeo mostrando Rio Araguaia bastante seco em Tocantins

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia


Um vídeo mostrando o rio Araguaia extremamente seco no estado de Tocantins deixou muita gente triste principalmente aqueles que são apaixonados pela natureza.

O rio Araguaia é um rio federal que nasce na serra do Caiapó no município de Mineiros e passa margeando os estados de Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins. Com 2.115 km de extensão o rio Araguaia desagua depois no rio Tocantins.
Neste vídeo, a internauta diz que está no trecho do rio Araguaia perto da cidade de Xambioá. É um trecho estreito do rio e bastante judiado porque meta do leito está seco com as lajes (pedras) do rio aparecendo.

“Eu moro aqui e nunca vi uma situação tão triste como neste ano para o rio Araguaia”, diz a mulher no vídeo. A escassez de chuva nos últimos meses e os problemas de desmatamentos e assoreamento aumentaram o drama do majestoso Araguaia.

Em Barra do Garças será realizado nesta sexta-feira (20/10) uma audiência pública para debater o drama que o Araguaia está passando e o co-irmão rio Garças que deu origem ao nome da cidade de Barra do Garças. Além dos problemas mencionados, estes rios sofrem com o garimpo indiscriminado e agora a lavoura mecanizada que vem sugando o rio.

Em Santa Rita do Araguaia-GO, o Ministério Público Estadual e Federal conseguiram na justiça suspender um sistema de irrigação que mantinha doze pivôs (abastecimento de água) numa fazenda cuja água era retirada do rio Araguaia. O alvará de licença concedido pelo estado está sendo questionado.

Os promotores entendem que a autorização desta irrigação foi criminosa. É preciso acordar mesmo porque não se não o rio Araguaia corre o risco de secar mais ainda. Acompanhe o vídeo da internauta andando dentro do rio Araguaia seco. 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90