Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/09/2017 às 14h04min - Atualizada em 27/09/2017 às 14h04min

Prefeito de Barra estima população de 70 mil, contesta IBGE e quer novo cálculo

Francis Amorim / RDNews

O prefeito Beto Farias (PMDB) protocolou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um pedido oficial de revisão da população de Barra do Garças. O gestor discorda da estimativa populacional de 2017 divulgada pelo órgão em julho deste ano, que aponta o município com 58,9 mil habitantes. Os dados foram publicados no Diário Oficial da União em 31 de agosto.

De acordo com o peemedebista, os números apresentados pelo IBGE não correspondem à realidade atual, causando prejuízos nos repasses federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que leva em consideração o contingente populacional. Beto acredita que Barra supera os 70 mil habitantes.

A contestação feita pelo prefeito tem como base o número de alunos matriculados nas redes pública e particular, de cerca de 23,4 mil. Além disso, dados utilizados para contrapor a estimativa do IBGE, são os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos em 21 bairros e quatro distritos, no total de 17,8 mil (média de 3,7 do órgão), o que totalizaria 67,4 mil atendimentos/mês.

Outros números apresentados por Beto Farias apontam distorções nos dados do órgão do governo federal. No pedido, o prefeito anexou também documentos da empresa concessionária de energia apontando aumento no número de domicílios interligados a rede de distribuição, 29,2 mil ligações domiciliares, sendo 24,7 somente de classe residencial.

"Considerando a média de 3,1 habitantes por residência (proporção do próprio IBGE), estima-se que a população de Barra do Garças é de 70,7 mil habitantes. Se adicionadas as 1,1 mil ligações da zona rural, utilizando o mesmo critério, Barra teria 83,4 mil pessoas", enfatiza Beto.

O pedido formulado ao IBGE apresenta também outros números que podem comprovar falhas na estimativa populacional, como o número de eleitores cadastrados nas 9ª e 47ª zonas eleitorais, no montante de 41,3 mil eleitores, além de informações sobre o índice de habitantes nas aldeias indígenas da Terra São Marcos, fornecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Conforme os cálculos, inclusive, do próprio IBGE, chegamos a conclusão que a população de Barra do Garças é superior aos 70 mil habitantes. Diante disso, resolvemos formular o pedido de revisão dos levantamentos para que o município não seja prejudicado", afirma Beto.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90