Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/09/2017 às 14h00min - Atualizada em 27/09/2017 às 14h00min

Municípios do Araguaia entram na lista do desmatamento controlado

Só Notícias/Herbert de Souza

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) atualizou a lista dos municípios com desmatamento monitorado e sob controle. No total, nove cidades de Mato Grosso passaram a integrar a tabela: Alto Boa Vista, Cláudia, Confresa, Nova Ubiratã, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, Tapurah e Vila Rica. Também entrou o município de Santa Maria das Barreiras, no Pará.

A lista de municípios com desmatamento monitorado e sob controle possui 21 municípios, a maioria mato-grossense. Além das que entraram na última atualização, já faziam parte do grupo as cidades de Querência, Marcelândia, Brasnorte, Alta Floresta e Feliz Natal, além das paraenses Ulianópolis, Santana do Araguaia, Paragominas, Dom Eliseu, Brasil Novo e Tailândia.

Juntos, os 21 municípios respondem por 6% do desmatamento brasileiro. Todos que constam na tabela devem ser priorizados nos planos, programas e projetos da União voltados à região Amazônica, para fins de incentivos econômicos e fiscais, “visando a produção florestal, agroextrativista e agropecuária sustentáveis”.

O MMA também atualizou a lista dos municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle de desmatamento. Agora, são 39, no total. Mato Grosso não teve incluído nenhum município na tabela, no entanto, algumas cidades haviam sido incluídas em portarias desde 2008.

São elas: Peixoto de Azevedo, Paranaíta, Nova Maringá, Nova Bandeirantes, Juína, Gaúcha do norte, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã e Juara. Passaram a integrar a lista: Apuí (AM), Manicoré (AM), Novo Aripuanã (AM), Itaituba (PA), Portel (PA), Buritis (RO), Candeias do Jamari (RO) e Cujubim (RO). No total, os 39 municípios respondem por 59% do desmatamento no Brasil.

Os critérios para inclusão na lista de municípios prioritários incluem aqueles com  área total de floresta desmatada em 2016 igual ou  superior a 80 km²; área total de floresta desmatada nos últimos três anos igual ou superior 160 km² e  aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos. 

Para integrar a relação de municípios com desmatamento monitorado e sob controle, o critério é manter desmatamento inferior a 40 km² nos últimos quatro anos e possuir 80% de seu território, excetuadas as unidades de conservação e terras indígenas homologadas, com imóveis rurais devidamente monitorados por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Essas áreas, no entanto, poderão voltar a fazer parte da lista de municípios prioritários caso atinjam desmatamento anual superior a 40 km2 no próximo período de monitoramento realizado pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90