Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/09/2017 às 18h48min - Atualizada em 20/09/2017 às 18h48min

Projeto incentiva prática de atividades físicas para combater o sedentarismo

Eldorado FM
Auxiliar e incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas para combater o sedentarismo. Esse é o objetivo de um projeto elaborado pelas professoras Claudia Nubia, Keliene Duarte, Pollyany Santana, Manuela Gomes e Elizangela Alves em Vila Rica.Cláudia é formada em contabilidade e foi a mentora do projeto, segundo ela a ideia surgiu enquanto  assistia a um programa de televisão. “Eu vi esse projeto na televisão e achei interessante, há muito tempo eu venho querendo fazer algum projeto social para população de Vila Rica”, destacou.

A contadora contou que, para que o projeto se tornasse realidade foi preciso procurar ajuda de algumas amigas e foi aí que o projeto ganhou força. “Nós já procuramos a prefeitura do município que nos deu o aval para que o projeto seja realizado na Praça Porangaba e iremos realizar tudo dentro da legalidade”.

Com o projeto o grupo de amigas pretende proporcionar vários benefícios aos participantes, tanto na disposição física e mental como nas habilidades de articulação e movimentação do corpo, prevenção de doenças, como por exemplo, a hipertensão, diabetes e a obesidade.

Para garantir que os participantes realizem as atividades físicas de forma correta, todos os exercícios contarão com o auxílio da professora de Educação Física Keliene Duarte, que falou sobre como será o projeto na prática. “Nós iremos começar com alongamentos e exercícios leves e conforme a turma for se adaptando nós iremos evoluir nas atividades”, comentou a profissional.

O Projeto “Atividades Físicas para Combater o Sedentarismo" irá acontecer três vezes na semana, conforme recomenda o Ministério da Saúde. O local será a Praça Porangaba todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18 horas. Pessoas de todas as idades poderão participar e é recomendado que estejam trajando roupas leves ou específicas para a prática de atividades físicas.

Recomendações de atividade física

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010), apresenta diferentes recomendações para a prática de atividade física, de acordo com cada faixa etária.

- Para as crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos as recomendações passam por, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. A maioria desta atividade deverá ser aeróbia, no entanto, pelo menos 3 vezes por semana, deverão ser realizados exercícios que fortaleçam o músculo e o osso.

- As pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos devem realizar, pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia a uma intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbia a uma intensidade vigorosa. As atividades aeróbias deverão ser realizadas em períodos mínimos de 10 minutos. Exercícios de fortalecimento muscular devem ser realizados pelo menos 2 vezes por semana.

- As recomendações para as pessoas com mais de 65 anos são iguais às recomendações que apresentamos para os indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. Apenas se acrescenta o treino para o equilíbrio para pessoas que apresentam algum risco de queda.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90