Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/09/2017 às 20h18min - Atualizada em 12/09/2017 às 20h18min

Grupo Karatê Xingu ganha duas medalhas representando MT em nacional

Semana7/ Kayc Alves
Os jovens do grupo Karatê Xingu, de Santa Cruz do Xingu, conquistaram uma medalha de bronze e uma de prata no Campeonato Brasileiro de Karatê, que ocorreu em Curitiba (PR), no último fim de semana, entre os dias 8 e 10 de setembro. Para representar o estado de Mato Grosso no torneio nacional, os quatro atletas tiveram o apoio da população, da administração municipal de Santa Cruz e do governo estadual. O resultado no campeonato se soma às conquistas do grupo que tem beneficiado a juventude e é orgulho do município.Terminado o campeonato na capital paranaense, os atletas retornaram hoje ao município de Santa Cruz do Xingu. A viagem foi possibilitada pelo apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Governo de Mato Grosso e com o patrocínio da Viação Xavante.

As duas medalhas conquistadas nas categorias masculinas, de até 60 kg, por Miguel Nascimento de Sá (bronze), e de 60 a 70 kg, por Roberth Silva Gomes (prata), farão parte da coleção de ótimas colocações do grupo ainda novo. Com quatro anos de existência, o acervo de títulos já reúne 11 ouros nos campeonatos estaduais e sete medalhas em edições do Campeonato Brasileiro, sendo duas de ouro.

Segundo o professor sensei Eleandro Rosa Farias, essa é a terceira vez que o Karatê Xingu representa Mato Grosso no campeonato nacional. As outras edições do torneio anual que contou com a presença do grupo de Santa Cruz do Xingu, ocorreram em Palmas (TO) e São Paulo (SP).

“Para nós que estamos lá no interior, o último munícipio de Mato Grosso, distante e de difícil acesso, é uma conquista honrosa, sobretudo pelo fato do projeto ter pouco tempo”, conta ao Semana 7.

O Karatê Xingu hoje incentiva mais de 100 adolescentes à prática esportiva, com duas turmas e aulas dia sim, dia não. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Roberto Rempel (Beto), o grupo, que se apresenta com frequência em eventos no município, é a “paixão do povo de Santa Cruz e o orgulho da cidade”.

Por isso, de acordo com o secretário, a prefeitura, junto a secretaria, dá todo o apoio à iniciativa. O município custeia os materiais, o professor para as aulas de Karatê, além de diárias e despesas de viagem, dispensando um valor, em média, de R$ 6 mil por mês.

A iniciativa ainda conta com o apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde e do Conselho Tutelar, que acompanham o trabalho do grupo, controlando a permanência na escola, a integridade física e a relação familiar dos atletas. Segundo o secretário Beto, para participar do Karatê Xingu, é indispensável que o jovem tenha frequência escolar e bom desempenho nos estudos, caso contrário o treinamento pode até ser interrompido.

“A cultura e o esporte são os meios mais baratos que existem de oferecer saúde, educação e vida social aos jovens”, destaca o secretário.

Segundo ele, o incentivo ao esporte e a cultura no município não param por aí. Beto aponta os bons resultados que Santa Cruz do Xingu tem apresentado nas edições do tradicional Festival de Quadrilha do Vale do Araguaia (Festrilha), chegando a fase final nesse ano, como um exemplo do empenho municipal na difusão cultural. O Campeonato Regional de Futsal, sediado no município, deve ser a próxima iniciativa da administração, para impulsionar o esporte. O evento vai envolver todos os municípios do Araguaia e ocorre nos dias 6, 7, 8 de outubro.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90