Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/09/2017 às 16h03min - Atualizada em 12/09/2017 às 16h03min

Morre empresário Zé da Maquina, idealizador do Supermercado São José

Ronaldo Couto / Araguaia Notícia
Faleceu nesta terça-feira (12/9) um dos empresários que acreditou e veio para Barra do Garças no final da década de 70 e cresceu junto com a cidade. O empresário José Benedito Carvalho, 81 anos, popularmente conhecido Zé da Maquina, um dos fundadores do Supermercado São José.

Ele estava internado num hospital de Goiânia após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na semana passada em casa quando estava com os filhos. Rapidamente ele foi atendido no Pronto Socorro de Barra do Garças e posteriormente encaminhado a Goiânia onde estava sendo acompanhado de perto pelos filhos.

A família confirmou por volta do meio-dia de terça-feira o óbito do Zé da Maquina e de que o corpo dele será encaminhado para velório e sepultamento na sua querida Barra do Garças.

Uma pessoa folclórica que conquistou vários admiradores na cidade. Ao longo do tempo, ele recebeu carinhosamente o apelido de Zé da Maquina porque o primeiro empreendimento dele quando chegou na cidade em 1978 foi uma cerealista (maquina de limpar arroz) que ele abriu na avenida Gabriel Ferreira.

Bastante simpático, seo Zé logo prosperou no comércio e abriu o Supermercado São José um dos tradicionais na cidade que hoje é administrado pelos filhos. Entre eles, a ex-vereadora Maria do Mercado. Apaixonado por esporte, Zé da Maquina deixou o nome inscrito no futebol amador de Barra do Garças onde dirigiu por vários anos o time do São José, sagrando-se campeão amador e revelou diversos jogadores para o Barra.

No campo Zeca Costa, o Zé da Maquina tinha uma tradição de jogar o chapéu pra cima nas vitórias da equipe dele e quando perdia batia o chapéu na perna reclamando dos jogadores. Ele gostava de levar sacos de balinhas para o estádio e com isso conquistava o carinho das crianças.

No ano passado, a família Carvalho já recebeu uma baque muito grande com a morte da matriarca da família: dona Alzira Barraca Carvalho. E agora a morte do Zé da Maquina, um homem empreendedor que conquistou as pessoas pela sua simplicidade.

Ele fez parte da fase mais rica de Barra do Garças que foi a era do arroz (década de 80 e 90) quando o município de Barra do Garças era o maior territorialmente do mundo (ia até Vila Rica) e tinha as maiores lavouras de arroz do mundo.

O empresário que era natural de Santa Rita de Caldas-MG deixa cinco filhos: Maria José de Carvalho; José Donizete de Carvalho; Lúcia Aparecida de Carvalho; Antônio Paulo de Carvalho e Rita de Jesus Carvalho. A informação que o velório seo Zé será no plenário da Câmara Municipal a partir das 20 horas desta terça-feira. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90