Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/08/2017 às 17h45min - Atualizada em 25/08/2017 às 17h45min

Empaer promove ciclo de palestras sobre cadastro ambiental e crédito rural

Agência da Notícia
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Rica, promoveu um ciclo de palestras sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), Autorização Provisória de Funcionamento Rural (APF) e Crédito Rural. O técnico agropecuário da Empaer, Alisson Fernando Rubio, proferiu a palestra em sete assentamentos com a participação de 140 produtores rurais.

Conforme Alisson, o objetivo é auxiliar os agricultores familiares no processo de regularização ambiental das propriedades e posses rurais. Ele destaca que o sistema consiste num levantamento de informações georreferenciadas para o governo. “Com o sistema, o produtor e governo poderão fazer um planejamento do imóvel rural no sentido de áreas exploradas, reservas, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas, formação de corredores ecológicos e conservação de recursos naturais”, enfatiza.

Durante o ciclo de palestras foram destacadas as questões ambientais, em especial a importância de manter as reservas de rios, nativas e nascentes. O técnico explica que os produtores que estão em processo de financiamento bancário precisam realizar o cadastramento, pois as instituições financeiras estão exigindo a APF. Os requisitos para fazer a APF é ter o imóvel inscrito no cadastro ambiental Rural (Car), não estar sobreposto com terras indígenas, Unidades de Conservação, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

Além das questões de regularização ambiental, foi explicado sobre as linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento e políticas públicas que visam financiar os agricultores com linhas de créditos específicas com juros mais em conta. O Representante da Cooperativa de Crédito - Sicredi também esteve presente em grande parte das reuniões explicando sobre o sistema cooperativo e as ações do banco.

O ciclo de palestras foi realizado nos assentamentos Bridão Brasileiro, Bom Jesus, Alvorada, São José, Itaporã do Norte e Ipê. De acordo com Rubio, no início do mês de setembro será realizada a última palestra no assentamento Santo Antônio da Beleza.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90