Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/01/2013 às 12h48min - Atualizada em 21/01/2013 às 12h48min

Entusiastas de língua mundial discutem Comunicação em MT

Olhar Direto
Acervo Pessoal

Esperantistas do Brasil e alguns convidados de outros países estão discutindo a importância da comunicação para divulgação do esperanto, língua de integração dos povos criada pelo médico polonês Zamenhof no século XIV. Eles estão em Barra do Garças, 509 km de Cuiabá, participando do 48º Congresso Brasileiro de Esperanto. O evento começoiu sexta-feira (18) e se estende até terça-feira (22).

A programação do congresso consiste em oficinas, debates e apresentações sobre o esperanto. Cerca de trezentas pessoas que são apaixonadas pelo esperanto estão inscritas no evento. Um dos mais conhecidos divulgadores desta língua, o professor de Tecnologia Nuclear da USP, Adonis Saliba, explica que o esperanto se tornou idioma transnacional de igualdade e fraternidade entre os povos e por isso já tem dois milhões de praticantes em várias partes do mundo.

O professor da USP ressaltou que na esteira da comunicação o programa Mia Amiko já tem página na internet e material didático para auxiliar as pessoas no aprendizado do esperanto. “As pessoas podem acessar o programa que certamente ficaram encantadas com o esperanto”, frisou. Existe também uma página www.esperanto.brazilo.org que trata deste assunto.

A escolha de Barra do Garças para sediar o evento não foi por acaso. A cidade tem vários praticantes, entre eles, o professor Amarílio de Carvalho, conhecido Papai Noel, que há vários anos é o maior divulgado do esperanto no Vale do Araguaia. O ambientalista Ciro Gomes e a ong Fundação Pro-Vida (Feprovida) estão empenhadas na organização do evento com apoio da prefeitura de Barra do Garças através do prefeito Roberto Farias.

As palestras estão sendo realizadas no anfiteatro da prefeitura e no saguão tem uma exposição de artesanatos locais e indígenas. Os esperantistas aguardam também ansiosamente um city tour pela cidade de Barra do Garças principalmente na Serra do Roncador, Serra Azul, cachoeiras, águas quentes e rios Garças e Araguaia. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90