18/08/2017 às 06h50min - Atualizada em 18/08/2017 às 06h50min

Coral UFMT Araguaia fará apresentações dias 23 e 24/8 comemorando 17 anos de sua existência

No dia 24/8, a apresentação será no plenário da Câmara Municipal e a população está convidada para prestigiar o evento

Vasco Aguiar / Agência Focaia
O coral UFMT Araguaia completa neste mês 17 anos, e em comemoração à data serão apresentados dois concertos especiais, com o tema “Caminho das Águas”, trazendo um repertório com clássicos da música popular brasileira. Os dias de apresentação serão 23 e 24 de agosto. O primeiro será realizado às 12h30, na sala de Cinema I da UFMT em Barra do Garças e o segundo, no Plenário da Câmara Municipal, às 19h30. 

O maestro do coral, Marco Donisete Campos, celebra a longevidade do grupo. “Não é sempre que um projeto universitário supera a barreira dos anos. Sabendo das dificuldades pelo que passa o país, podemos considerar uma vitória”. Segundo Campos, a união dos participantes em torno da manutenção do coro é motivo de orgulho, “tem que ser celebrado, por isso faremos um belo concerto”, diz. 

Sobre a escolha do tema para as apresentações, ele explica que “partiu de uma música gravada pela cantora Maria Rita, chamada ‘Caminho das Águas’, que inclusive foi vencedora do Prêmio Grammy de melhor canção brasileira”. O maestro enfatiza a relevância de pensarmos o valor da água e sua iminente escassez, e com isso, darmos valor a este bem que, segundo ele, merece ser mais bem cuidado.  

Além da canção título do concerto, o repertório contará com músicas de Jorge Benjor, Dorival Caymmi, Sá e Guarabyra, entre outros.  

História 

Criado na década de 90, o coral nem sempre foi formado por estudantes de graduação. No início, era composto por pessoas da terceira idade. Porém, esta fase não durou muito tempo, com a paralisação das atividades. A chegada de Donisete à universidade e uma conversa de corredores sobre sua vocação musical com a técnica Glaúcia Olivieria, então, estudante do curso de jornalismo, despertou o interesse de ambos em retomar o projeto acadêmico em 2001, com uma nova formação do coral. Atualmente, o Coral é composto por cerca de 40 estudantes do Campus Araguaia da UFMT.  

Apresentações: 

Dia 23 de agosto (quarta-feira) 
Local: Sala de Cinema I, UFMT Barra do Garças 
Horário: 12h30

Dia 24 de agosto (quinta-feira) 
Local: Plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças 
Horário: 19h30
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.5%
1.4%