Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/08/2017 às 23h03min - Atualizada em 16/08/2017 às 23h03min

UFMT terá 1º vestibular para quilombolas por meio de cotas; vagas serão oferecidas no campus de Barra do Garças

G1 MT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu inscrições para o primeiro processo seletivo destinado exclusivamente a alunos de comunidades tradicionais de quilombos do estado. Os candidatos podem ingressar em um dos 106 cursos oferecidos pela instituição. As inscrições vão até o dia 18 de agosto. Já as provas serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Ao todo, são 100 vagas ofertadas para ingresso no próximo semestre letivo para cursos nos campus de Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Várzea Grande e Rondonópolis. Para se inscrever, o candidato deve procurar um dos locais indicados no edital, portando documentos pessoais e uma autodeclaração de que é quilombola, também disponível no edital.

O vestibular integra o Programa de Inclusão de Estudante Quilombolas em cursos no estado. A criação do programa de inclusão de estudantes quilombolas foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT pelo período de dez anos, a partir de 2017.

Para ter acesso ao programa o estudante necessita ser oriundo e ter cursado o ensino fundamental e médio em comunidades quilombolas.

De acordo com governo, no estado existem 71 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada à promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira e ligada ao Ministério da Cultura. A população estimada das comunidades é de 7 mil moradores.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90