Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
14/08/2017 às 18h41min - Atualizada em 14/08/2017 às 18h41min

Roberto Farias entrega UBS em aldeia indígena de Barra do Garças beneficiando mil pessoas da região

Beto Farias está entrando para história como o prefeito com mais investimentos na comunidade indígena. Uma UBS (posto de saúde) foi inaugurada na segunda-feira com a presença de secretários e do vice-prefeito Welinton Marcos; veja fotos de Edevilson Arneiro

Vander Araujo / Secom-BG
Edevílson Arneiro / Secom-BG
Unidade Básica de Saúde Indígena entregue na manhã desta segunda-feira (14/08) atenderá a microrregião Namunkurá abrangendo 14 aldeias e mais de mil indígenas da etnia Xavante. Antes da entrega o Prefeito Roberto Farias recebeu o Cacique Simão, ressaltando os investimentos feitos pela Prefeitura de Barra do Garças, 

“Estamos reformando e ampliando a escola com a construção do refeitório além de outras melhorias, uma quadra de esportes coberta, recuperação das estradas e construção e reforma de pontes e agora concluindo a construção de uma das mais modernas Unidades do município que atenderá a comunidade indígena, primeira nesta segunda-feira na Aldeia Namunkurá e posteriormente na São Marcos”, disse o Prefeito. 

Na solenidade de inauguração representaram o executivo municipal o vice-prefeito Weliton Marcos e o s Secretários Municipais José Jacó (Saúde), Agvailton Alves (Planejamento Urbano), Jairo Marques (Transportes e Serviços) e Vander Lima (Comunicação Social), que ouviram agradecimentos de lideranças indígenas, 

“Só temos que agradecer ao Prefeito Roberto Farias e toda sua equipe, estamos muito felizes com essa linda UBS que vai atender não somente Namununkurá, mas todas as aldeias da região”, frisou o cacique Simão. 

Um dos apoiadores, o indígena Saturnino também elogiou a gestão de Barra do Garças, “É a obra mais linda que já vi, não tem um postinho desse em nenhuma aldeia indígena no País todo, serio muito bom só tivessem prefeitos assim em outros municípios também”, destacou. 

O Secretário Municipal de Saúde reforçou a importância da nova UBS, “A construção dessa unidade vem corrigir uma demanda que as aldeias indígenas tinham a muito tempo, agora será possível um atendimento digno a população especialmente as crianças que serão assistidas na atenção básica como deve ser”. 

O vice-prefeito Weliton marcos reforçou o compromisso com a causa indígena, “Essa é uma das preocupações do Prefeito Roberto Farias que pediu para que viesse representa-lo neste ato, agora junto ao DSIS vai concluir a parte de mobiliário e equipamentos e também a conclusão da Escola nos próximos dias com a chegada também de mais material”, concluiu. 

A UBS da Aldeia Namunkurá conta com sala de atividades coletivas, sala de observação, consultório indiferenciado/acolhimento, sala de inalação coletiva, sala de procedimento, consultório odontológico, DML, sala de vacinas, sala de curativos, consultório, estocagem/dispensação. A unidade leva o nome do ex-deputado Dzururã Butse (Cacique Juruna), que foi o primeiro Deputado Federal indígena eleito no País. 

Participaram da inauguração o Coordenador substituto do DISEI-Xavante Roberto Bravo, além de diretores e representantes da FUNAI e Conselho Distrital Indígena.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »