Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
28/07/2017 às 20h57min - Atualizada em 28/07/2017 às 20h57min

Caravana atenderá 18 cidades e Beto Farias busca convênio para obras de avenida

Francis Amorim / RDNews
Uma grande estrutura está sendo montada pelo Governo do Estado na Vila Olímpica de Barra do Garças para a 8ª Caravana da Transformação, que acontece entre 1º e 11 de agosto. A Defesa Civil está coordenando a instalação de 127 tendas para o atendimento de aproximadamente oito mil pessoas de 18 municípios das microrregiões de Barra do Garças e Água Boa.

O governo trabalha com a expectativa de superar a marca da última edição, realizada em Alta Floresta, onde 4,3 mil cirurgias de cataratas foram realizadas. Até terça (25), 5,5 mil pessoas passaram pelo processo de regulação para receber atendimento oftalmológico, considerado o carro-chefe da Caravana. Os atendimentos já começam na próxima terça.

De acordo com o governo estadual, a Caravana oferece também serviços de confecções de documentos, como certidão de nascimento, identidade, CPF, carteira de trabalho, carteira de pescador, cursos profissionalizantes, orientação jurídica, além da entrega de títulos de propriedades dentro do Programa de Regularização Fundiária do Estado pelo Intermat.

O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (PMDB), anfitrião do evento, reconhece a importância da Caravana da Transformação. Segundo ele, o programa é um dos mais relevantes do Estado por dar oportunidade para que milhares de pessoas possam receber diversos tipos de atendimento, entre eles, as cirurgias de cataratas, que são gratuitas.

“Estarei participando ativamente com a nossa equipe e auxiliando o governo no que for preciso. Essa Caravana dá oportunidade a quem já contribuiu com o município e o Estado ter o seu reconhecimento por meio de cirurgias que devolvem a visão a essas pessoas que não têm condições de custeá-las. Sem dúvida, é um grande benefício que vamos apoiar até o seu final”, salienta.

Essa será a terceira vez que a Caravana da Transformação passa pela região do Vale do Araguaia. Anteriormente, os serviços foram ofertados em Canarana e Porto Alegre do Norte, atendendo municípios dessas regiões. Em Canarana, 2,5 mil pessoas foram beneficiadas com as cirurgias de cataratas e em Porto Alegre do Norte, 4,4 mil consultas e exames realizados, sendo 1,4 mil pós-operatório.

Conforme números já divulgados pelo governo, 21 mil cirurgias de cataratas já foram realizadas nas últimas sete edições. Os números ao final da 8ª edição devem se aproximar dos 30 mil.

Presença do governador

Como vem ocorrendo desde a 1ª Caravana, o governador Pedro Taques (PSDB) já confirmou presença no evento. Ele chega à cidade no dia 2 à noite para receber o título de cidadão barra-garcense, porém, cumprirá uma extensa agenda até se dedicar exclusivamente ao atendimento em Barra do Garças. A partir deste sábado (29), Taques visitará Cocalinho, Araguainha, Alto Taquari, Alto Araguaia, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Novo São Joaquim, Campinápolis e Nova Xavantina.

Na quinta (3), começa a atender prefeitos e lideranças na Caravana, se desloca a Campo Grande (MS), retorna no dia 4 e no dia seguinte encerra o evento.

Reivindicações

Embora seja de oposição ao governador Pedro Taques (PSDB), o prefeito de Barra enalteceu a forma republicana como o tucano trata os prefeitos. Segundo ele, o relacionamento está acima das questões partidárias. “Tenho uma ótima relação e reconheço que ele trata a todos de forma igualitária, sem distinção. Todas as vezes que o procurei foi bem recebido e quem ganha é a cidade”, disse em entrevista ao  .

O prefeito já agendou encontro com o governador durante a passagem da Caravana da Transformação. Ele pretende aproveitar essa estadia em Barra do Garças para assinar o convênio que prevê a retomada as obras da avenida Beira-Rio, paralisadas desde 2015 por problemas na licitação.

“Essa é a minha principal reivindicação ao governador Pedro Taques, pois é uma obra que vai impulsionar o turismo local, além de mantermos as parcerias que já estão sendo desenvolvidas desde que ele assumiu o governo”, diz Beto.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90