21/07/2017 às 07h49min - Atualizada em 21/07/2017 às 07h49min

Acadêmicos de Agronegócio da Faculdade Cathedral participaram de visita técnica à fazenda de grande porte

Michele Faifer / Assessoria Faculdade Cathedral
Os acadêmicos do curso de Agronegócio, acompanhados pelo Coordenador do curso Paulo Emílio e os Professores Camilo Sávio Tavares Lopes, Joelson Neves e Tanaka Ribeiro, participaram de uma visita técnica na Fazenda Jacarandá, situada na cidade de Araguaiana – MT no dia 10/07.

A Fazenda Jacarandá é uma propriedade do Grupo Valim, que foi fundado em 1956, pelos irmãos Geraldo e José Luiz. Atualmente, o Grupo concentra suas principais atividades de produção nos Estados de Goiás e Mato Grosso. Reconhecendo o potencial do setor no qual atua, o Grupo Valim tem como objetivo progredir em suas atividades por meio da profissionalização de processos e utilização de tecnologias rurais adequadas.

Os acadêmicos foram recepcionados por José Carlos, o Gerente de Pecuária da fazenda. Durante a visita, José Carlos explicou como funcionam os processos de gestão da propriedade, a produção de ração para o gado, as tecnologias implantadas e o confinamento bovino.

Segundo José Carlos, o confinamento de gado consiste na engorda dos animais, mas não basta apenas alimentá-los, pois para que o procedimento seja feito da forma correta é necessário elaborar todo um planejamento, levando em consideração, desde o local do confinamento, até os alimentos disponibilizados aos bois.

“Quando se trata de animais, qualquer detalhe pode influenciar, principalmente no processo de engorda ou qualidade da carne, por isso é tão importante acompanhar de perto todo o processo, além de ter um veterinário especialista auxiliando. O tipo de ração e alimentação, por exemplo, devem ser balanceadas, para conseguir um melhor resultado”, explicou o Gerente de Pecuária, José Carlos.

O Coordenador do curso de Agronegócio, Paulo Emílio, ressaltou que a visita técnica à Fazenda Jacarandá, proporcionou capacitar e atualizar os acadêmicos em relação aos avanços tecnológicos, principalmente nas áreas de dimensionamento, manejo, nutrição e sanidade. “A visita foi de grande importância, pois os acadêmicos tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas, e vivenciar na prática como é realizado o confinamento bovino em uma empresa de grande porte”.

A acadêmica do 3º semestre, Raina Carolina Alves explanou: “foi uma grande experiência. Conseguimos entender como funciona cada etapa do processo de confinamento do gado. O gerente José Carlos, nos mostrou o quanto as sistematizações nas máquinas e nos confinamentos auxiliam na eficácia dos procedimentos diários e no controle de qualidade”.

A visita técnica é muito importante para a vida profissional do acadêmico, pois efetiva o conhecimento teórico aplicado na prática. O curso de Agronegócio da Faculdade Cathedral, tem como objetivo preparar profissionais para gerir, organizar e fomentar na área do agronegócio, possibilitando uma ampla compreensão do mercado, através de uma sólida formação teórico-prática.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.6%
75.2%