Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/07/2017 às 17h49min - Atualizada em 09/07/2017 às 17h49min

Arraia aparece morta perto de praia em Barra do Garças

Ela pode ter sido abatida por pescadores e estava com a barriga cortada presa num anzol

Araguaia Notícia
Turistas encontraram na manhã de domingo (9/7) uma arraia morta perto da rampa do Porto do Baé de Barra do Garças em frente a praia Quarto Crescente. A arraia é um tipo de peixe cartilaginoso que vive em locais com água costeira tropical ou subtropical.

A equipe do ambientalista Garrincha dos Animais foi chamada para resgatar o animal das águas. Ele disse que arraia estava com cortada na barriga e pode ter sido morta por pescadores que fazem  o procedimento de cortar a barriga da arraia para retirar o anzol com a linha.

Logo a foto da arraia circulou pela internet em Barra do Garças causando apreensão de banhistas. Garrincha disse que normalmente as arraias como peixes maiores não gostam muito da presença de pessoas na água e não ficam perto de praias movimentadas.

“As arraias ficam em praias pouca movimentadas com bancos de areia próximo ao logo do banho”, frisou Garrincha. Embora não seja normalmente agressiva, as arraias usam do ferrão para se defender quando pisada, secretando um veneno na ferida da vítima. Um ferrão da arraia provoca uma dor muito forte que pode levar a pessoa alérgica também a morte e por isso se recomenda que deve procurar urgentemente uma unidade de saúde.

Na internet existem dicas sérias de como evitar uma quadro grave com ferrão da arraia. Na verdade, a maioria das fatalidades causadas por arraias não é devida à intoxicação decorrente do veneno, mas de lesões internas dos órgãos (quando a ferroada atinge o peito ou abdome), da perda excessiva de sangue, de reações alérgicas ou de infecções secundárias. Essas complicações, se surgirem, podem ser cuidadas por uma equipe médica profissional.

Outra medida importante e evitar tomar banho em praias desertas com bancos de areai que tenham lodo. A presença de lodo na água principalmente se a água do rio for barrenta pode estar com a presença de arraias. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90