Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/07/2017 às 19h04min - Atualizada em 02/07/2017 às 19h04min

Moradores reclamam de queimada em Vila Rica; Polícia vai investigar suposto crime

Eldorado FM
Já não bastasse os efeitos naturais provocados pelo tempo seco e altas temperaturas que tem castigado a população de Vila Rica e da região nos últimos dias, a situação nesta sexta-feira (30), ficou ainda mais crítica.Uma queimada de grandes proporções em pastagens da Fazenda Porangaba, próximo ao perímetro urbano do município, deixou muitos moradores preocupados. Uma grande nuvem de fumaça pôde ser vista de toda parte da cidade e encobriu parcialmente os bairros Bela Vista, Cidade Jardim e Setor Norte.

Não há informações sobre o que ocasionou a queimada que teve início na manhã de sexta-feira. Dois tratores com tanques de água da Prefeitura de Vila Rica estiveram no local tentando controlar o fogo, mas até o início da noite ainda havia registro de fogo na região.

A Polícia Civil informou que vai apurar se foi decorrente de ação criminosa para responsabilizar supostos culpados.

Vila Rica não conta com Brigada Municipal Mista. A brigada é composta por dois bombeiros militares e seis brigadistas civis contratados pela prefeitura, para atuar em incêndios florestais e terrenos urbanos, com prioridades nas unidades de conservação.

As obrigações de um brigadista vão desde fazer rondas no município, orientando os moradores e produtores rurais sobre as consequências do uso inadequado do fogo, a ministrar palestras, participar de audiências públicas e conceder entrevistas para os veículos de comunicação, com o objetivo de levar informações à população.

A unidade de bombeiros mais próxima de Vila Rica é a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar “4ª CIBM” de Nova Xavantina que está a 612 km de distância, ou dez horas de viagem.

POLUIÇÃO

Quando chega a noite, a concentração de poluentes aumenta, a fumaça e a fuligem causam sérios problemas de saúde. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »