Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/06/2017 às 07h43min - Atualizada em 24/06/2017 às 07h43min

Prefeito José Elias recebe homenagem do governador de Goiás

A homenagem foi na sexta-feira em Trindade durante inauguração do centro de atendimento aos romeiros de Trindade

Araguaia Notícia
Durante a abertura do Centro de Atendimento aos Romeiros (CAR) de Trindade, o Governo de Goiás e a OVG prestaram uma homenagem ao prefeito de Aragarças, José Elias Fernandes. De 1977 a 1997, ele deu apoio aos romeiros em uma estrutura que montava as margens da GO-060 (que liga Goiânia a Trindade), fornecendo lanches e auxílio médico com curativos nos pés ou encaminhamento para o hospital daqueles que se sentiam mal durante a caminha.

José Elias conta que montou a estrutura para agradecer ao Divino Pai Eterno sua eleição como vereador por Goiânia, à época, mais votado na história de Goiás. “Realizava esse importante trabalho com a ajuda de familiares e amigos. Muitos governadores, como Ary Valadão e Henrique Santillo, passavam por lá e tomavam café da manhã quando iam para a missa de encerramento desta festa religiosa”, conta.

A iniciativa de José Elias inspirou o Governo do Estado a assumir, por meio da OVG, esse importante papel de apoiar os romeiros em sua caminhada.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou nesta sexta-feira, dia 23, às 9h30, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, em Trindade. A abertura foi  pelo governador Marconi Perillo e pela presidente de honra da OVG, Valéria Perillo. A solenidade teve benção do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, e  apresentação da banda Inclusiva Luar, do hospital filantrópico Vila São Cottolengo. A expectativa de atendimento durante os dez dias de festa é de 300 mil pessoas.

O CAR prestará apoio às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros, sobretudo os que irão a Trindade a pé pela rodovia, poderão ainda fazer, além do lanche, uma pausa, sentar e descansar e, depois, prosseguirem na caminhada.

No CAR serão oferecidos leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 2 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funcionará 24 horas, com o apoio de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária).

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro terá quase 2 mil metros quadrados de área física, com cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.

A estrutura contará ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que vão ficar de prontidão 24 horas. Enfermeiras também ficarão de plantão para atendimentos de primeiros socorros.

De 2011 a 2016, o CAR de Trindade atendeu cerca de 1,8 milhão de pessoas na festa religiosa. O projeto tem o apoio de vários órgãos do Governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam no trabalho. Neste ano, por meio de parceria entre a Agência Goiana de Turismo (Agetur) e a OVG, será feito um trabalho de levantamento estatístico dos atendimentos oferecidos no CAR. A intenção é fazer um balanço mais preciso para oferecer a cada ano um melhor serviço aos romeiros.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »