16/06/2011 às 17h09min - Atualizada em 16/06/2011 às 17h09min

Rota Cidadã orienta caminhoneiros no Araguaia

Olhar Direto
Tv Serra Azul atendimento na área da saúde

Caminhoneiros que passam por Barra do Garças, divisa de Mato Grosso e Goiás, estão participando nesta quarta-feira (14) de mais uma edição do Rota Cidadã organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio do Governo do Estado e prefeitura.

A parada está sendo feita no posto Dracenão, na saída de Barra do Garças para Cuiabá, com a participação de médicos, enfermeiros e estudantes das faculdades orientando os motoristas a cuidarem da saúde preventiva.

Os motoristas estão medindo a pressão, conferindo o batimento cardíaco e nível de glicemia no sangue (açúcar no sangue). Os caminhoneiros gostaram da atividade porque ainda não tomaram um café da manhã e ouviram orientados de médicos e profissionais do trânsito sobre os cuidados.

O diretor da Ciretran, João Felix, disse que é grande o número de motoristas que rodam com uso de arrebite (uso de drogas com Coca Cola e café) para virarem a noite rodando. Um caminhoneiro que é hipertenso, que pediu para não ser revelado o seu nome, informou que é importante esse trabalho preventivo porque ajuda na orientação dos motoristas. Ele explicou que toma os seus medicamentos e procura evitar a jornada dobrada.

Universitários dos cursos de enfermagem da UFMT e Univar participaram do pit-stop auxiliando na aferição da pressão e orientando os motoristas. O professor Elias e os alunos do curso de enfermagem da UFMT divulgaram também o projeto ‘Viva Bem Caminhoneiro’ para melhorar a qualidade de vida dos profissionais do volante. Segundo o professor, o dia do caminhoneiro que é comemorado em julho será lembrado também com outra atividade semelhante em setembro.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

75.1%
23.6%
1.3%