Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/06/2017 às 16h57min - Atualizada em 08/06/2017 às 16h57min

Ecopontos são instalados para coleta seletiva em Barra do Garças

Botoblog / Karolina Ribeiro e Clea Torres
Na semana do Meio ambiente foram instalados os primeiros ecopontos de coleta seletiva, o projeto formado através de uma parceria UFMT e a Prefeitura de Barra do Garças possibilitará ao cidadão fazer o descarte correto do lixo de forma seletiva, um dos ecopontos foi implantado na UFMT, os demais em diversos pontos da cidade conforme o mapa que será distribuído para a população. 

A coleta tem pontos específicos de metal, pneus, cartuchos, óleo de cozinha, pilhas e baterias comuns, celulares e bateria de celular, papel e plástico. Além dos locais de descartes específicos, todas as escolas do ensino básico de barra do Garças possuem ecopontos para os estudantes e funcionários das escolas para fazerem o descarte de resíduos sólidos.

O projeto Sensibiliza UFMT Araguaia

A ideia do projeto de sensibilização do ambiente acadêmico surgiu a partir de uma discussão do professor Daniel com seus alunos em sala de aula sobre o uso de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU) da UFMT. De acordo com o professor, várias ideias partiram dos alunos como a de incentivar o uso de canecas reutilizáveis ao invés dos copos descartáveis, a de instalar o ecoponto na universidade e também a de confeccionar um mapa com todos os pontos de coleta seletiva disponíveis na cidade.

A primeira ação do projeto foi a venda de canecas reutilizáveis aos alunos. Foram vendidas 800 canecas a preço de custo com a intenção de motivar o uso das mesmas pelos alunos tanto no RU quanto no dia a dia.

A instalação do ecoponto, além de almejar a sensibilização da comunidade acadêmica tem como objetivo maior proporcionar o descarte correto do lixo que pode ser reaproveitado. Segundo o professor Daniel.

“numa universidade federal, para nós que somos seres pensantes da universidade, já não é aceitável descartar resíduos que podem ser reaproveitados em um aterro sanitário”.

O lixo descartado no ecoponto será coletado pela prefeitura de Barra do Garças e vendido à empresa Reciclar, de Aragarças (GO). O dinheiro gerado com a coleta será doado às escolas municipais de Barra do Garças como incentivo à continuidade do descarte correto.

http://botoblogjor.wixsite.com/…/No-Dia-Mundial-do-Meio-Amb…

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90