Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/12/2012 às 20h47min - Atualizada em 06/12/2012 às 20h47min

O Araguaia pára e chora a desocupação da Suiá-Missú

de volta ao Vale dos Esquecidos

Agencia da Notícia
Agencia da Notícia

O Vale do Araguaia tenta por anos apagar a imagem de Vale dos Esquecidos, depois de Esquecido o Vale passou a ser da Prosperidade, da Esperança! Porém nos últimos anos o Título Vale dos Esquecidos, voltou a ser destaque e voltou a ser reconhecido pela população.

Um dos motivos que levou a população a essa baixo estima, é a decisão judicial que ordena a desocupação da área da Suiá Missu, são 165 mil hectares com mais de 400 propriedades e cerca de 7 mil pessoas que vivem no local.

O prazo máximo para a retirada das famílias venceu hoje dia 06 de dezembro, mas a população ainda espera em uma decisão do STF através do Presidente Ministro Joaquim Barbosa para que possa impedir a retirada das famílias, ou que a Presidenta Dilma Rousseff assine um decreto cancelando a desintrusão. Até o fechamento desta matéria nenhuma das duas alternativas foi atendida.

Muitos moradores começaram a retirar os pertences da área, são mais de 200 mil cabeças de gado que estão dentro da área em conflito, além disso, grande parte desses 165 mil hectares de terras estão destinados ao plantio da lavoura, de acordo com produtores 15 mil hectares estão plantados com soja para esta safra.

O gado está sendo vendido a preços muito baixos se comparado ao mercado, já que uma vaca parida, que é a vaca com o bezerro, de acordo com moradores os oportunistas estão pagando R$ 550,00, sendo que o valor em média da vaca parida é de pelo menos R$ 1.000,00. “Isso parece mentira o que está acontecendo aqui, não dá para acreditar que a partir de amanhã não teremos para onde ir, isso é uma tristeza profunda, eu não sei o que fazer tenho 77 anos e estou aqui sem saber pra onde ir”, disse emocionado o pecuarista Estevão Naves de 77 anos que há 11 anos mora na região da Suiá Missu.

Os repórteres Tiago Nalevaiko e Camila Nalevaiko, fizeram uma matéria especial sobre a desocupação da Suiá Missu.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90