24/11/2012 às 13h49min - Atualizada em 24/11/2012 às 13h49min

Modelo ciclo que não reprova aluno no Ensino Fundamental é elogiado em MT

Olhar Direto
Olhar Direto

O modelo de ciclo que substitui o modelo seriado no Ensino Fundamental, antigo 1° grau, é elogiado e até mesmo defendido por alguns educadores durante a conferência regional que está sendo realizada em Barra do Garças com a participação de 16 municípios. O evento é proposto pelo Cefapro com objetivo de avaliar o processo de ensino e tirar propostas para uma etapa estadual que será realizada de 11 a 13 de dezembro em Cuiabá.

Inicialmente o processo de ciclo, implantado há 12 anos em Mato Grosso, causou polêmica porque tinha a idéia de passar para frente o aluno que não alcançava à média, porém a diretora do Cefapro, Beloni Ceretta, explica que o modelo permite que o aluno em 3 anos se recupere com relação a baixa nota.

Ela destaca que antigamente muita gente deixou de estudar porque era reprovado e isso era considerado um aspecto humilhante e até mesmo desmotivador para crianças e adolescentes. Por isso que foi implantado o sistema de ciclo.
Beloni disse que a conferência serve justamente para ser um fórum de debate sobre o modelo de ensino e apresentar propostas de melhorias para o modelo.

“Nós vamos eleger onze representantes entre diretores e professores das escolas. A plenária será amanhã”, completou.
Estão participando educadores do Ensino Fundamental de Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Novo São Joaquim, Araguaiana, General Carneiro, Toxiroréu, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Ponte Branca e Ribeirãozinho.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »