12/04/2017 às 14h50min - Atualizada em 12/04/2017 às 14h50min

PM alerta pais para existência de grupos de desafio suicida nas redes sociais

Eldorado FM
Interessante News
A Seção de Comunicação Social e Marketing do 10°Comando Regional de Vila Rica lançou uma nota nas redes sociais no início da noite de ontem (11) alertando a população do município para a existência de grupos em redes sociais onde jovens compartilham experiências sobre o desafio suicida “Blue Whale Game” o Desafio da Baleia Azul.O informativo da Polícia Militar foi publicado após uma jovem de 16 anos ser encontrada morta dentro de uma represa no perímetro urbano de Vila Rica. As investigações da Polícia Civil apontam para a possibilidade de um suicídio possivelmente motivado pela participação da menor no desafio suicida. Maria de Fatima Oliveira vinha apresentando comportamento estranho nos últimos meses e deixado uma carta com conteúdo suspeito.

A nota chama atenção de responsáveis por crianças e adolescentes para que fiquem atentos aos sinais suspeitos que possam apontar possível participação de jovens neste tipo de desafio.

No município de Vila Rica existem pelo menos dois grupos de whatsapp, com a participação de jovens que trocam experiências sobre o desafio.

Ao longo do dia de hoje pudemos acompanhar a tragédia ocorrida em nosso município, que diante de levantamentos preliminares, trata-se de mais uma consequência da participação de jovens que realizavam os desafios do referido jogo.

Desenhar uma baleia no corpo com faca ou gilette, passar horas ouvindo músicas psicodélicas e virar a noite vendo filmes de terror são alguns dos desafios propostos do jogo, onde o desafio é lançado em grupos todos os dias às 4h20min.

Responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar atentos aos detalhes, e ao menor sinal de que o menor está sendo influenciado por outras pessoas a realizar práticas que possam levar ao suicídio, devem imediatamente informar as autoridades policiais.

A publicação da PM ainda alerta para os crimes de Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio;

Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:

Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.

Parágrafo único - A pena é duplicada:

Aumento de pena

I - se o crime é praticado por motivo egoístico;

II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.

1.1 – Objeto material: O tipo penal resume às condutas de induzir, instigar ou auxiliar o suicídio ou a tentativa dele que resultar em lesão corporal de natureza grave.

Psicólogos afirmam que o viral é, muitas vezes, um caminho sem volta, pois atinge jovens que só estão precisando de um estopim para colocarem fim à própria vida, por estarem passando por problemas pessoais gravíssimos. O nome, “Baleia Azul”, é inspirado nessa espécie de animal, o maior que já existiu, que, devido a matança em massa, hoje se encontra em perigo de extinção.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »