21/11/2012 às 19h53min - Atualizada em 21/11/2012 às 19h53min

Atividades culturais marcam o feriado da consciência negra em Barra do Garças

Olhar Direto
Olhar Direto

Atividades culturais de hip hop, reggae, capoeira e tendências afrodescentes marcam o feriado estadual da Consciência Negra, em Barra do Garças, 509 km de Cuiabá. O feriado é comemorado em seis estados e em 757 dos 5.564 municípios brasileiros desde 1995.
Nos demais estados, o feriado é definido pelas cidades onde foi criado essa data. O evento cultural de Barra do Garças será às 18 horas na praça Sebastião Júnior com a participação de universitários e grupos afrodescentes do município.

O professor Leandro Neri ressaltou que o dia 20 de Novembro foi criado para aproximar as raças e não distanciar e por isso está convidando todo mundo para participar da atividade desta terça-feira.

“Aqui em Barra do Garças tem um movimento bacana com a participação de jovens que praticam a dança de rua entre outras artes populares”, observou. O dia da Consciência Negra foi instituído dia 20 de novembro por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um marco da luta pela libertação dos escravos.

Um dos avanços da comunidade negra no país, recentemente, foi a implantação do regime de cotas nas universidades que aumenta a chance de jovens negros freqüentarem uma faculdade. Porém o movimento nacional luta para aumentar a inserção do negro no mercado de trabalho e diminuir a discriminação durante abordagem policial e abrir espaço moda para beleza negra. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »