Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/11/2012 às 21h27min - Atualizada em 07/11/2012 às 21h27min

O livro “História do Rádio no Brasil” será lançado em Cuiabá no dia 09 de novembro

Imprensa Mato Grosso
Imprensa Mato Grosso

O livro “História do Rádio no Brasil” será lançado em Cuiabá no próximo dia 09 de novembro, durante o “II Seminário Mato-grossense de Rádio - 90 anos transmitindo informação e cultura”. O livro, da jornalista e escritora Magaly Prado, tem 400 páginas de fatos, dados com perfis e depoimentos dos principais momentos do meio e histórias curiosas do período entre a década de 1930 até o século XXI. Magaly será a primeira conferencista do evento, com a palestra “Os 90 Anos do Rádio no Brasil”.

Ainda no Seminário, será prestada uma homenagem a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), que manteve durante anos um programa pioneiro de rádio, voltado especialmente para o interior do estado e para o produtor rural. Em um tempo em que a comunicação era, ainda, muito difícil em Mato Grosso, o programa de rádio da Empaer era um dos poucos meios de informação nas áreas rurais. Durante a homenagem será lançado o livro “Receitas com Mandioca”, que compõe a série documentos, e de autoria da extensionista social da EMPAER/MT, bióloga Lindelzi Costa de Lima.

Em 2012 o rádio completou 90 anos de existência no Brasil. Há décadas, esse meio de comunicação é companheiro diário de milhões de brasileiros em suas tarefas cotidianas: o rádio divulga notícias, transmite esportes ao vivo, leva música, entretenimento e informações. Como a escritora afirma na obra, “O rádio é o veículo do tempo por excelência. Escrever sobre esse meio é incluí-lo em um tempo histórico que lida com o tempo de emissões, o que torna essa trajetória mais interessante ainda”.

A obra lançada pelo selo Da Boa Prosa, da editora Livros de Safra, não se trata somente de um resgate da importância histórica desse meio de comunicação, mas também de uma luz focando os principais momentos do rádio e dos profissionais que encantaram plateias e influenciaram diretamente a formação cultural brasileira. A importância social do rádio também tem destaque, pois ele como nenhum outro meio integra pessoas e comunidades longe dos grandes centros, sem acesso a outros meios de comunicação.

Apaixonada pelo rádio, a jornalista Magaly Prado gosta de dizer que é mais “uma no exército de viciados”. “Comecei trabalhando no rádio, nos anos 80. Em 90, fui escrever sobre rádio na imprensa. Nos anos 2000, passei a dar aulas sobre rádio e a estudá-lo cientificamente”, explica. Foi a paixão que a motivou a empreender o trabalho hercúleo de escrever o livro. A obra foi lançada nacionalmente durante o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em junho de 2012, em Brasília.

A abertura do Seminário será as 08h15m, já a palestra com Magaly Prado está marcada para ter início as 08h50m.


Magaly Prado - é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. É graduada pela Faculdade Cásper Líbero, mesma instituição onde ministra aulas de Produção de Rádio (Rádio e TV), Radiojornalismo (Jornalismo 1 e 2). Ministra aulas de Introdução ao Jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É professora substituta no curso de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em 2012, além do livro “História do Rádio no Brasil”, lançou um site para atualizar as informações no endereço historiadoradionobrasil.com.br

Seminário

O “II Seminário Mato-grossense de Rádio – 90 anos transmitindo informação e cultura” será realizado no dia 09 de novembro, no auditório da OAB-MT. O evento integra as festividades alusivas ao dia do radialista, comemorado anualmente em 07 de novembro. Já o aniversário de 90 anos do rádio foi celebrado no dia 25 de setembro, a primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 07/09/1922, em comemoração ao centenário da independência do país. O seminário, promovido pelo Escritório do Rádio em conjunto com vários parceiros, será realizado no Auditório da OAB/MT, no horário das 08:00 às 23:00h.

O evento tem a finalidade fortalecer o rádio como veiculo de divulgação de informações, cultura e entretenimento; valorizar o rádio como um dos mais importantes veículos de comunicação de Mato Grosso; fomentar medidas de fortalecimento do rádio como meio de comunicação de massa.

As inscrições para o II Seminário Mato-grossense de Rádio são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente no endereço eletrônico: www.mtviaradio.com.br (clik no banner do evento). 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90