Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/03/2017 às 13h48min - Atualizada em 08/03/2017 às 13h48min

Trotes representam 70% do total de ligações no Ciosp

G1 MT
Um balanço da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) aponta que 520 mil ligações recebidas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp) são trotes. O número de trotes equivale a 70% do total de chamadas recebidas. O trote se enquadra no crime de falsa comunicação de crime. A pena pode chegar a seis meses de prisão.

Ao todo, o Ciosp recebe 740 mil ligações por ano. Nas chamadas, feitas tanto por crianças quanto por adultos, são geradas ocorrências falsas que comprometem o atendimento à população. E, além disso, gera prejuízos aos cofres públicos e colocam em risco as equipes, que são enviadas em viaturas para ocorrências que na verdade não existem.

Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, João Raiho Júnior, crianças e adultos ligam para passar trote.

“A criança liga e fica em silêncio ou fala alguma besteira. Já o adulto tentar forjar alguma situação que não existe”, afirmou. O Ciosp integra forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas de Trânsito.

As falsas comunicações de ocorrência interferem no atendimento da instituição. “Algumas ações de real necessidade podem ficar prejudicadas por pessoas sem consciência que passam trote”, disse o tenente coronel. Os profissionais que recebem as chamadas passam por cursos e são capacitados para filtrar as informações repassadas.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »