13/02/2017 às 18h36min - Atualizada em 13/02/2017 às 18h36min

Deputado Nininho anuncia ajuda do PSD a Campo Novo do Parecis

Araguaia Notícia

O deputado estadual Nininho informou através de sua assessoria que os parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) de Mato Grosso vão ajudar a cidade de Campo Novo do Parecis que ficou debaixo d'água nesse final de semana. Na manhã de segunda-feira (13), Nininho esteve juntamente com o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) e, em conferência, com o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado (PSD), para discutir ações para auxiliar o município.

Após a reunião, ficou definida uma frente de trabalho que irá priorizar três ações: a destinação de 50 mil litros de combustível [diesel] para abastecer o maquinário que atua no local atingido e, assim, minimizar o efeito da água e fazer a drenagem do lodo e da lama acumulados.

Também faz parte das ações, a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil de cada deputados do PSD, totalizando R$ 300 mil – visto que a bancada do PSD na Assembleia Legislativa é composta por seis deputados: Gilmar Fabris, Pedro Satélite, José Domingos Fraga, Leonardo Albuquerque, Ondanir Bortolini (Nininho) e Wagner Ramos.

 A emenda deve ser feita via Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e destinada à recuperação de pertences de uso básico das famílias prejudicadas pelo temporal – como a aquisição de móveis e eletrodomésticos.

A terceira frente atuará na solicitação de uma equipe técnica para ir in loco diagnosticar e elaborar um projeto que permita solucionar a questão da drenagem em bairros como o Jardim das Palmeiras.

“Seja por meio de uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) ou em conjunto com outras secretarias, o nosso objetivo é procurar alternativas para evitar futuros alagamentos na região”, explicou Fávaro – que é secretário da Sema e também presidente do PSD em Mato Grosso.

Representante da região, o deputado Wagner Ramos reafirmou a necessidade de sanar o problema de forma definitiva. “É preciso providenciar uma análise detalhada da região do bairro Jardim das Palmeiras e seu sistema de drenagem”, destaca.

Conforme disse o deputado estadual Nininho, a opção pelas três ações foi tomada após constatar que as necessidades de urgência já foram aplacadas – como doação de alimentos, água potável e vestimentas.  “Estamos encaminho em regime de urgência um documento ao governador, oficializando essa nossa ação”, falou.

RECURSOS FEDERAIS – De Brasília, o senador José Medeiros (PSD) e o deputado federal Tampinha (PSD) também participaram das decisões e buscam, neste momento, o apoio emergencial do Governo Federal em prol da autorização para o decreto de “Calamidade Pública” para o munícipio Campo Novo do Parecis.

Segundo o setor de monitoramento da Defesa Civil, as precipitações só devem reduzir a partir de quinta-feira (16) – até lá, todos os dias devem apresentar 95% de probabilidade de chuva.  
 
ALAGAMENTO EM CAMPO NOVO – Ocorre que Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá) foi atingido por fortes chuvas desde a última quinta-feira (9). Em três dias, o temporal alagou casas e ruas na cidade atingindo cerca de três mil pessoas e deixando 700 desabrigados, conforme dados divulgados pelo Governo do Estado.

O alagamento somou 310 milímetros de chuva, mais do que o previsto para o mês inteiro. O bairro mais afetado foi o Jardim das Palmeiras, onde fica o local que recebe a água pluvial daquela região, chamada “Piscinão”, que não suportou o volume recebido e transbordou – atingindo casas, comércios e instituições.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.9%
4.5%
19.5%
74.1%