01/02/2017 às 16h09min - Atualizada em 01/02/2017 às 16h09min

625 crianças são orientadas para se defenderem das drogas e bullying nas escolas

PM-MT
PM-MT
O 5º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Barra do Garças, formou esta semana 625 estudantes do ensino fundamental no curso de prevenção às drogas do Proerd (Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência). São alunos do 5º e 7º anos de diversas escolas públicas estaduais.

A entrega de certificados aconteceu na noite de segunda-feira(30.01), na igreja Assembléia de Deus Madureira na cidade de Barra do Garças. A solenidade reuniu pais, alunos, autoridades locais e educadores engajados na divulgação e execução do projeto de prevenção às drogas por crianças e adolescentes.

Esse curso foi aplicado em 10 lições pelo máster do Proerd na região, o 3º sargento Luiz Fernandes Pimentel. Crianças e jovens apreenderam a lidar com as tensões sobre o submundo das drogas que infelizmente beira as escolas e como agir em situações que envolvam a oferta de drogas, ameaças e bullying, por exemplo. E com os riscos e as conseqüências do uso de drogas lícitas e ilícitas.

A formação dos estudantes também incluiu ensinar sobre a importância de ter e reconhecer a rede própria de suporte, de resistência às pressões diretas ou indiretas dos colegas e outros. A família, a escola, a igreja estão entre as instituições que compõem essa rede.

A solenidade reuniu autoridades como o comandante do 5ºCR, tenente-coronel Izac Omar Prado de Souza, assessores pedagógica, diretores, coordenadores e professores das escolas contempladas com o Proerd.

PREVENÇÃO

O Proerd tem como modelo o D.A.R.E.(Drugs Abuse Resistance Education), estando atualmente em mais 65 países. É aplicado por um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Ele deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com as crianças e no convívio em geral. O policial passa por um treinamento sendo preparado para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada às crianças, adolescentes e adultos e com profissionais das áreas da saúde, educação, psicologia, toxicologia e legislação especifica.

Desenvolvido em escolas públicas e particulares, no ensino fundamental e educação infantil, o Proerd também é levado aos adultos, aos pais, sempre com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No ‘Proerd Pais’ é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. O curso dos alunos tem duração de quatro meses, já direcionado aos pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas cada.

Proerd 

No Brasil o Programa teve inicio em 1992 pelo estado do Rio de Janeiro, chegando ao estado de Mato Grosso em 2000, no município de Barra do Garças tendo iniciado em 2002 formando um total de mais 14.000 crianças das redes estaduais, municiais e particulares.

O Programa Educacional de resistência ás Drogas, tem como modelo o D.A.R.E - Drugs Abuse Resistance Education, estando atualmente em mais 65 países. Sendo aplicado por um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Devendo possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com as crianças e no convívio em geral passa por um treinamento sendo preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos com profissionais na área de saúde, educação, psicologia, toxicologia e legislação especifica.                            

PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos de forma assustadora, destruindo nossa sociedade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.0%
3.7%
11.8%
83.5%