26/01/2017 às 23h52min - Atualizada em 26/01/2017 às 23h52min

MPF vai investigar se índios xavantes estão passando fome

MPF-MT
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da unidade em Barra do Garças, instaurou inquérito civil, em 13 de janeiro, para investigar a situação coletiva de insalubridade e carência alimentar vivenciada pelos indígenas da Aldeia Novo Paraíso, etnia Xavante, no município de Campinápolis, localizado a 604,3 km de Cuiabá, região nordeste do estado.

Conforme informações que constam no processo, a situação foi detectada em visitas realizadas por servidores da Coordenação Regional do Xingu da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e informada pela Promotoria de Justiça de Canarana ao MPF/MT.

Diante dos fatos levantados durante o procedimento preparatório, o procurador da República em Barra do Garças, Rafael Guimarães Nogueira, decidiu por instaurar o inquérito civil, no qual também requisita à FUNAI e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), responsáveis pela aldeia, que informem os dados relacionado à estrutura da aldeia, sua caracterização e localidade - como população, terra indígena, número de profissionais da saúde existentes, índices de saúde, políticas de segurança alimentar, acesso dos indígenas aos programas sociais - para que se tenha adequada compreensão da situação.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
5.3%
18.3%
75.1%