Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/12/2016 às 06h54min - Atualizada em 30/12/2016 às 06h54min

Prefeito supera perseguições e consolida-se como líder no Araguaia

Francis Amorim / Rdnews
Edevilson Arneiro - Secom/BG

Em ano de eleição e de crise financeira no país, com reflexos diretos nos municípios, em Barra do Garças o prefeito Beto Farias (PMDB) conseguiu em 2016 concluir a maioria dos projetos lançados. Além disso, o peemedebista comemorou uma vitória expressiva nas urnas como o político mais votado da história do município, se reelegendo para o segundo mandato. 

Embora tenha o que comemorar, Beto também teve percalços ao longo do ano, sendo o maior deles o embate com o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, a quem denunciou por perseguição na Corregedoria Geral de Justiça, em Cuiabá. 

Beto foi alvo de várias denúncias por parte do promotor, entre elas a doação de lotes para empresas no Distrito Industrial e servidores fantasmas na prefeitura, contudo, outros fatos também chamaram a atenção, como as determinações pelo representante do Ministério Público em proibir a venda de produtos in natura na feira livre, frangos e ovos caipira, e porcos para o abate criados pela agricultura familiar. As ações e determinações colaboraram para o confronto. 

O ano foi marcado ainda por diversas obras estruturais, como a ligação com pista dupla pavimentada dos bairros Jardim Nova Barra, Wilmar Peres, Ouro Fino e Abel Lira, bem como a construção de duas pontes de concreto no córrego Fundo; a pavimentação dos bairros Novo Horizonte e Palmares; reformas e construções de escolas e de postos de saúde; reforma da Águas Quentes; início do Centro de Convenções na UFMT em parceria com o governo estadual; e construção da avenida Perimetral nos bairros São José e Vila Maria com dois km de áreas de lazer e recreação. 

Linha aérea 

Um dos fatos relevantes também foi a implantação de uma linha comercial ligando a cidade a Cuiabá, pela empresa Azul Linhas Aéreas. Há mais de 16 anos Barra do Garças não era servida por um voo comercial. O ato foi marcado pelo voo inaugural em 7 de novembro deste ano. 

Saúde 

Em 2016, além dos embates com o Ministério Público, Beto Farias teve que se desdobrar para manter funcionando a estrutura do Hospital e Pronto-Socorro Milton Morbeck, que consome, mensalmente, R$ 2,5 milhões dos cofres da prefeitura no atendimento de 33 municípios em Mato Grosso e Goiás. O atraso dos repasses do governo estadual levou o prefeito a remanejar recursos e garantir o atendimento aos pacientes da região.

Reeleição 

Em outubro, com o apoio de 18 partidos, incluindo o PR, até então nas mãos do maior inimigo política, o ex-prefeito Wanderlei Farias, que indicou o candidato a vice-prefeito, Weliton Marcos, Beto se reelegeu para o segundo mandato com 20.275 votos, ou seja, 72,34% dos votos válidos, considerada uma das maiores votações proporcionais de Mato Grosso. 

Durante a campanha eleitoral, o prefeito-candidato enfrentou quatro pedidos de impugnação do registro de candidatura e derrubou todos, inclusive, um de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE). Além da expressiva votação, a coligação de Beto elegeu 12 dos 15 vereadores, com uma bancada de sustentação nunca viabilizada por um prefeito reeleito.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »