Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/12/2016 às 15h01min - Atualizada em 16/12/2016 às 15h01min

Pela primeira vez, vereadores e prefeitos eleitos da Comarca não terão cerimônia de diplomação

Interessante News - Ezio Garcia
Um evento típico de final de ano, que geralmente ocorre durante o mês de dezembro de anos em que houveram eleições municipais, como este 2016; a cerimônia de diplomação de prefeitos e vereadores eleitos da Comarca eleitoral de Nova Xavantina, que inclui Campinápolis e Novo São Joaquim, não acontecerá este ano.
 
Marcado para esta quinta feira, 15, o evento foi cancelado devido a licença para tratamento de saúde concedido à Juíza da 26ª Zona Eleitoral, Drª Angela Maria Janczski Goes, publicada no Diário Oficial de Justiça do Estado na edição deste dia 14;  passando a jurisdição temporariamente para o Juíz da 30ª Zona Eleitoral de Água Boa, Pedro Davi Benetti, que não pode se deslocar para o município por estar em audiências em sua Comarca.
 
                                   TRADIÇÃO
 
Os diplomas foram impressos no Cartório Eleitoral de Nova Xavantina, levados até Água Boa para colher a assinatura do MM. Juíz, e estão sendo retirados pelos edis no cartório, com a respectiva assinatura da ata.
 
Pela primeira vez na história do município e região, desde a primeira eleição direta para prefeito e vereador no período pós Ditadura, em 1982,  a população deixa de assistir à tradicional cerimônia de diplomação dos eleitos, badaladíssimo evento, que sempre lotou o Ginásio de Esportes Fredericão ou a Câmara Municipal.
 
O ato tem o sentido de pré estréia dos eleitos, já que é a primeira vez que, oficialmente, se apresentam em público como eleitos, recebendo o respectivo diploma. A cerimônia de posse, no dia 01 de janeiro, está mantida.
 
                               INSTITUTO MEMÓRIA
 
Enquanto isso na Câmara, seguem em ritmo acelerado as obras do Instituto Memória de Nova Xavantina, cuja inauguração acontecerá na próxima semana. 
 
Na parte interna do prédio, onde fica o Instituto, quadros já estão sendo afixados, enquanto os últimos detalhes da construção estão sendo concluídos, com a supervisão diária e cuidadosa do historiador Archimedes Carpentiere, que está coordenando a obra.
 
Na parte externa, o prédio recebeu pintura, com a fixação dos dizeres Câmara Municipal de NX - Palácio Adiel.A. Ribeiro nas duas laterais do famoso Bateu Mouche, o barco francês que naufragou lá no final dos anos 80 num reveillon do Rio de Janeiro, que serviu de inspiração para o vereador João Bosco Nascimento compor o seu projeto do prédio próprio da Câmara, um imenso barcão, que não afundou de jeito nenhum,  e está aí belo e formoso na Praça dos Três Poderes, como uma das grandes construções do município.
 
Também está pintado, na entrada do saguão, o nome do Instituto Memória de Nova Xavantina: Wendell Campos - o Tatai, uma homenagem dos idealizadores e realizadores da obra à figura querida deste grande nova xavantinense que foi o Tatai. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »