Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/12/2016 às 06h38min - Atualizada em 13/12/2016 às 06h38min

Pais protestam e fecham escola por falta de estrutura

Comissão da Seduc deve visitar a escola ainda esta semana

Gazeta Digital

Desde sexta-feira (9) pais e professores da Escola Estadual 31 de Março, em Canarana, que fica a 823 km de Cuiabá ocuparam a escola e proibiram os filhos de frequentar o local devido às condições precárias da estrutura física. O colégio atende 670 alunos de 6 a 14 anos pelo ensino fundamental II.

A escola foi inaugurada há 40 anos e nunca passou por uma reforma na parte estrutural. Segundo a diretora do colégio, Valéria Mendes Moreira, o telhado de um dos pavilhões está na iminência de cair e rede elétrica está danificada.

No período de chuvas, o telhado molha muito as salas, há rachaduras por toda a parte e como a rede elétrica é antiga corre sério risco de curto circuito. O pátio fica inundado porque não tem como a água sair rápido, disse a diretora.

A diretora regional do Sindicato dos trabalhadores no ensino público (Sintep/MT), Maira Pertelle, conta que os pais estão lutando pela garantia da integridade física dos estudantes e dos profissionais.

O edifício foi avaliado e condenado pelos engenheiros do CREA por falta de condições de funcionamento, mas continua sem projeto de reforma por parte do Governo do Estado.

A decisão dos pais foi definida após inúmeras reuniões com autoridades sem obter resposta.

Esta é a terceira mobilização dos pais e responsáveis depois de uma forte chuva que aconteceu no dia 21 novembro deste ano, onde alagou totalmente a escola.

Os estudantes também fizeram passeata e protesto em frente a Assessoria Pedagógica do município.

Valéria informou também que de acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) uma equipe de engenheiros visitaria a escola nesta segunda-feira (12) para elaborar o projeto da construção de um novo prédio para a escola, mas até a finalização desta reportagem não tinha chegado.

A diretora explicou que sobre a reposição de aulas está providênciando um novo espaço para realizar as aulas sem problemas e isto será definido ainda esta semana. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90