Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/11/2016 às 18h37min - Atualizada em 23/11/2016 às 18h37min

Santa Cruz do Xingu receberá verba federal por prejuízos causados pela seca

Agência da Notícia
Agência da Notícia

Santa Cruz do Xingu, a 994 km de Cuiabá, está entre os nove municípios brasileiros que devem recursos do Ministério da Integração Nacional para amenizar os prejuízos causados pela seca e pelas chuvas intensas. A lista das cidades foi divulgada no Diário Oficial da União, que circula nesta terça-feira (22).

Segundo o engenheiro agrônomo Júlio Flávio Gervásio Pinto Ribeiro, o prejuízo estimado é de R$ 2,6 milhões. "Sete propriedades nos informaram os prejuízos nas lavouras devido à estiagem. Outras podem ter tido perdas e não informaram", afirmou.

A ajuda que será dada pelo governo federal ainda não foi definida e nem divulgada, mas o município já tem planos. "Se o recurso for humanitário, iremos armanezar água e, se for financeiro, veremos como investi-lo para evitar prejuízos futuros e amenizar a situação atual", pontuou.

O decreto de emergência do município foi homologado pelo governo do estado em outubro. Neste ano, pelo menos 10 municípios tiveram a situação de emergência homologada pelo governador Pedro Taques (PSDB) neste ano por falta de chuvas e prejuízos em lavouras.

Além de Santa Cruz do Xingu, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal devido à estiagem os seguintes municípios maranhenses: Duque Bacelar, Gonçalves Dias, Governador Luiz Rocha e Matões. Já por causa do excesso de chuvas, devem receber apoio as seguintes cidades: Dom Basílio (BA) e São Desidério (BA); Japonvar (MG) e São José das Missões (RS).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90