07/11/2016 às 08h09min - Atualizada em 07/11/2016 às 08h09min

Canarana recebe Caravana da Transformação de Pedro Taques para cirurgias de catarata

Thiago Andrade | Gcom-MT
Reprodução

Quem passa pelo Estádio Municipal de Canarana já avista a estrutura que está sendo erguida para abrigar a Caravana da Transformação. As carretas de atendimento móvel também já chegaram na cidade, a expectativa é de que 800 pessoas de Canarana e região sejam atendidas nesta terceira edição da iniciativa do Governo de Mato Grosso.

Para garantir conforto e comodidade a quem busca os atendimentos oferecidos na Caravana da Transformação, uma grande estrutura provisória é montada para proteger do sol forte e da chuva, comum nesta época do ano.

Conforme o coordenador das ações de saúde da Caravana, Werley Peres, até o momento, 3,6 mil consultas já foram previamente agendadas. “Esperamos atender mais de 6 mil pessoas com consultas oftalmológicas e tivemos uma adesão significativa dos municípios da região, até o momento 22 cidades já confirmaram presença na Caravana da Transformação”, disse.

Para atender a demanda diária de pessoas que buscam por atendimento, a Caravana da Transformação conta com uma equipe de voluntários em cada cidade. Antes do atendimento, essas pessoas recebem curso de capacitação. Duas turmas já foram formadas em Canarana pela Defesa Civil do Estado. Ao todo, 110 pessoas foram capacitadas para o trabalho e os cursos continuam neste final de semana.

O secretário de Estado de Governo, José Arlindo de Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, destacou que o objetivo do Governo de Mato Grosso é chegar mais próximo ao cidadão para levar ações de saúde e cidadania. “Levamos a estrutura do Estado sobre rodas para atender ao cidadão. Temos nos dias 11 e 12 os chamados dias D com ações de cidadania e com a presença do governador Pedro Taques para debater os assuntos de importância para a região”, destacou.

Atendimentos

Os atendimentos em Canarana começam na próxima terça-feira (08.11), no Estádio Municipal. Por dia, serão realizadas 800 consultas oftalmológicas. Caso sejam identificados problemas como catarata e pterígio os pacientes serão encaminhadas para cirurgias nas unidades móveis de saúde instaladas no local. Todos os procedimentos são acompanhados por equipes da Vigilância Sanitária e os pacientes têm a garantia de acompanhamento médico em todas as etapas do tratamento.

Já as ações de cidadania serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros benefícios. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
4.5%
16.9%
77.3%