Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/10/2016 às 15h30min - Atualizada em 30/10/2016 às 15h30min

Municípios recebem implementos para agricultura familiar

Agência da Notícia
Agência da Notícia

Com o investimento de mais de R$ 5 milhões, o Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, realiza nesta sexta-feira (28) a maior entrega da história do Estado de equipamentos agrícolas, exclusivamente para pequenos produtores. A entrega será às 17h30, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

Aproximadamente 140 implementos agrícolas serão destinados para associações, cooperativas e glebas de 60 municípios. Os equipamentos são resfriadores de leite, tanque isotérmico, pá-carregadeira, patrulhas mecanizadas contendo trator, grade aradora, ensiladeira e colhedeira de forragem, plainas, distribuidoras de calcário, caminhões e retroescavadeira para estruturar o trabalho de campo das Secretarias Municipais de Agricultura.
“A Seaf tem utilizado o recurso público de forma racional, fazendo licitações por pregão eletrônico com vantagem de abrir concorrência para o Brasil todo, buscando o menor preço. O processo é impessoal, pois a comissão de licitação não tem contato com as empresas”, explicou Vanessa Queirós, secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seaf.

Com iniciativa do Governo do Estado em monitorar o uso indevido dos maquinários, todos os equipamentos entregues possuirão adesivagem personalizada de orientação para que a população fiscalize o uso do bem público, que têm emprego exclusivo para a agricultura familiar. Para denunciar o mau uso dos equipamentos ou utilização em propriedades particulares ou fins pessoais, o cidadão pode discar gratuitamente para o número 162, na Ouvidoria do Estado, e fazer sua denúncia.

O secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, comentou a estratégia do Governo em sanear convênios federais antigos, visando estruturar a pequena agricultura. “Estamos muito felizes em realizar essa grandiosa entrega. O pequeno produtor é prioridade nesse governo e as dezenas de equipamentos são para que os técnicos possam chegar na ponta, visitando os assentamentos e apoiar as associações. É uma determinação do governador Taques trazer a tecnologia para a agricultura familiar assim como já fizeram com o grande produtor em outros governos”.

Os municípios 60 contemplados nesta entrega são: Acorizal, Alto Paraguai, Apiacás, Araputanga, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo dos Parecis, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Jaciara, Jangada, Jauru, Juína, Juscimeira, Matupá, Nobres, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Poxoréu, Querência, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Porto Esperidião, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio de Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro e Torixoréu.

Os recursos são oriundos dos seguintes convênios federais: 778988/2012, 780896/2012, 788898/2013, 810911/2014, 762544/2011 firmados entre a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Integração e Desenvolvimento Agrário. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »