Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/10/2016 às 10h48min - Atualizada em 29/10/2016 às 10h48min

Barra terá 400 cirurgias de catarata e seleção de pacientes será segunda-feira

Araguaia Notícia
Reprodução 400 cirurgias para Barra. O mutirão será em Canarana

Uma boa notícia para as pessoas que estão com problema na visão de catarata e pterígio em Barra do Garças. A prefeitura conseguiu junto ao governo do estado cerca de 400 cirurgias para atender essa demanda do município durante mutirão estadual que será realizado de 8 a 11 de novembro em Canarana.

As cirurgias foram confirmadas, nesta semana, pelo prefeito Roberto Farias que esteve na capital do estado juntamente com o secretário estadual de Saúde e ficou confirmado o número de 400 cirurgias para Barra. A seleção dos pacientes terá que se feita rapidamente na segunda-feira (31/10) a partir das 14 horas no anfiteatro da prefeitura. 

“Nós estamos convidando os pacientes já inscritos na Secretaria Municipal para operar de catarata e até mesmo aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se inscrever no programa. Os interessados devem levar o cartão do SUS e a identidade para participar da seleção na segunda-feira”, frisou o secretário municipal de Saúde José Jacó.

O mutirão será realizado em Canarana por decisão do estado com objetivo de atender o maior número possível de municípios do Vale do Araguaia.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe e atinge principalmente as pessoas de 55 a 80 anos provocando a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais freqüente da doença).

Já o pterígio é uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho que se prolifera em direção à córnea conhecida popularmente como 'carne no olho'. O pterígio tem tratamento clínico, todavia existem casos em que a cirurgia é indicada com o objetivo de que o pterígio não alcance a pupila ou deixe manchas de difícil remoção na córnea, além de poder diminuir a visão ou se tornar antiestético. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90