Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/10/2016 às 14h46min - Atualizada em 28/10/2016 às 14h46min

7 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Água Boa News

Após um dia cheio de atividades, muitas pessoas podem sentir dificuldade de se desligar e pegar no sono profundamente. Seja pela agitação e problemas comuns da rotina ou por fatores externos - barulhos da rua, camas e colchões desconfortáveis - a qualidade do sono pode ser comprometida.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas importantes para te ajudar a ter noites mais agradáveis e tranquilas!

1. Crie uma rotina de descanso
As dificuldades para dormir não estão associadas diretamente com a falta de sono. Muitas vezes, mesmo com cérebro mais cansado, não nos distanciamos da agitação diária e, assim, surge a dificuldade para dormir. O ideal é fazer com que a mente entenda que está na hora de desligar. Algumas atividades rotineiras como: tomar um banho, arrumar a cama e apagar as luzes servirão como sinais para que o cérebro desligue.

2. Tenha um ambiente adequado para descanso
É muito comum a utilização do quarto para atividades como trabalhar e estudar. Entretanto, o ideal é que haja uma separação de ambientes e que o quarto tenha somente o conforto necessário para que sua mente relaxe.

Alguns itens essenciais para isso são: colchão e travesseiros adequados para seu tipo físico, além de roupas de cama confortáveis e limpas. Evite a utilização de cores fortes nas paredes do quarto; mantenha-o sempre limpo e organizado, pois isso trará uma sensação de aconchego e tranquilidade.

3. Use pijama e roupas confortáveis
Vestir pijamas ou roupas adequadas para dormir é também uma forma de enviar ao seu cérebro o sinal de que está na hora de repousar. Não é indicado usar pijamas durante o dia, pois isso diminui a produtividade. Faça uma separação entre a roupa utilizada no dia a dia com a usada para descansar.

4. Mantenha luzes, aparelhos de celular e televisão desligados
Um dos fatores que mais comprometem uma noite de sono atualmente é a dificuldade em se desconectar de aparelhos celulares e da televisão. A luminosidade prejudica o corpo, pois faz com que o cérebro fique agitado e, além de demorar para o sono chegar, a qualidade da noite pode ser comprometida.
O ideal é que assim que estiver se preparando para dormir deixe os aparelhos eletrônicos de lado. Evite deixar a televisão ligada ou verificar as mensagens recebidas pelo celular.

5. Evite barulhos e ruídos
Assim como a iluminação, os efeitos sonoros também interferem na qualidade de seu sono. Sendo assim, evite deixar sons ligados, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a infiltração de som.

6. Não tente dormir forçadamente
Como dormir trata-se de um acordo com a mente, tentar adormecer de forma forçada não gerará bons resultados. Caso esteja com dificuldades para pegar no sono, procure relaxar a mente através de algumas alternativas, como: tomando um chá, lendo um livro ou fazendo exercícios de meditação. Essas práticas trarão resultados mais rápidos do que ficar virando de um lado para o outro da cama.

7. Deixe as preocupações de lado

Ficar lembrando das contas que tem para pagar, das atividades que terá para fazer no dia seguinte ou daquele trabalho atrasado, são típicas preocupações que podem destruir qualquer noite de sono tranquila e, consequentemente, interferir em sua produtividade no dia seguinte. Portanto, evite pensar em problemas antes de dormir, lembre-se, sempre, de que seu corpo precisa de uma restauração diária

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90