Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
19/10/2016 às 08h05min - Atualizada em 19/10/2016 às 08h05min

Barra sedia quarta-feira seminário da Unicef sobre direitos das crianças xavantes

Katiana Pereira | Setas/MT
Gcom - MT

Será realizado quarta-feira (19/10) o seminário “Atenção Integral à Criança Indígena no DSEI Xavante: Avanços e Perspectivas” com a comunidade xavante de Barra do Garças. O evento acontecerá no anfiteatro da prefeitura no horáro das 08 até às 18 horas.

A promoção é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e o Distrito Sanitário Especial Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (DSEI/Sesai) Xavante. A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) vai participar do seminário. 

O objetivo do encontro é discutir e definir propostas para enfrentar a mortalidade, a desnutrição infantil, o subregistro, além de promover a educação indígena. O seminário acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças (508 km de Cuiabá), sede do DSEI Xavante.

Conforme a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, a população atendida por este Distrito é de mais de 17 mil indígenas, em 12 municípios do Mato Grosso, que vivem em pouco mais de 230 aldeias.

De acordo com o Relatório da Violência contra os Povos Indígenas (CIMI-2015), em 2014, o povo Xavante foi o que teve o maior registro de crianças mortas: 116. Em 2015, os Xavantes foram, de novo, o povo com o maior registro: 79 crianças menores de cinco anos morreram por causas preveníeis.

A taxa de mortalidade na infância (do nascimento até cinco anos) nos Xavante chegou a 141,64 por mil, enquanto a média nacional registrada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 17 por mil.

Programação

Os temas a serem abordados são: Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena; perfil da morbimortalidade de crianças indígena no DSEI Xavante; educação infantil indígena no DSEI Xavante; registro civil indígena no DSEI Xavante: perspectivas e articulações; o olhar indígena: mortalidade infantil, desnutrição, educação infantil e registro civil de nascimento; criança indígena: sujeito de direitos; e Rodas de conversas: Mortalidade Infantil Indígena, Educação Infantil Indígena e RCN Indígena Recomendações intersetoriais para a atenção integral a criança indígena no DSEI Xavante.

A oficina contará com representação de lideranças indígenas, gestores e técnicos dos municípios interligados ao DSEI Xavante: Paranatinga, Canarana, Água Boa, Campinápolis, Novo São Joaquim, Barra do Garças, Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro, Santo Antonio do Leste, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Alto da Boa Vista.

Serviço

Seminário “Atenção Integral à Criança Indígena no DSEI Xavante: Avanços e Perspectivas”
Local: Auditório da Prefeitura de Barra do Garças

Data: 19 de outubro

Horário: 8h30 às 18h

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »