Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/10/2016 às 17h13min - Atualizada em 08/10/2016 às 17h13min

Apenas um índio consegue se eleger vereador no Norte Araguaia

Agência da Notícia
Ilustrativa

Apenas um índio conseguiu se eleger vereador nas eleições municipais deste ano na região, apesar do Norte Araguaia ter uma das maiores comunidades indígenas do estado de Mato Grosso. Vanderlei Temirete Xavante, do Democratas, recebeu 213 votos e foi o segundo mais votado no município de Bom Jesus do Araguaia.

Nenhum índio conseguiu se eleger em São Félix, em Luciara e nem em Santa Terezinha, cidades com parte do território dedicado as reservas. Em Confresa, Reginaldo Tapirapé foi décimo colocado, recebeu 361 votos, mas acabou na suplência devido ao coeficiente eleitoral. Em São José do Xingu Papre Matuktire, do PSDB, recebeu 81 votos e ficou apenas na 18ª colocação.

A resposta para a baixa representatividade pode estar na geografia. Em São Félix, a maioria dos índios que passam pela cidade, moram na Ilha do Bananal, que pertence ao Tocantins e por isso votam no estado vizinho. Já os índios que moram no parque nacional do Xingu se dividem na hora de votar, parte em São José, outra em Feliz Natal e alguns em Matupá.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90